Cidades Ubatuba

Após 11 meses, prefeitura de Ubatuba retoma coleta seletiva com caminhão antigo

A Prefeitura de Ubatuba informou nesta segunda-feira (31) que a coleta seletiva foi retomada. O serviço estava sendo realizado somente pela cooperativa Coco e Cia e pelos catadores, pois em outubro de 2019 o caminhão coletor da Prefeitura quebrou.

O veículo é antigo, tinha diversos problemas mecânicos e se encontrava em manutenção desde o ano passado. Com o conserto do caminhão, o serviço está de volta e será realizado com um motorista e um coletor, ambos funcionários da Prefeitura. Os materiais são levados para a cooperativa Coco e Cia (Associação de Reciclagem de Coco Verde e Catadores de Materiais Recicláveis de Ubatuba) que faz a triagem dos materiais recolhidos.

A secretaria de Meio Ambiente solicita que máscaras e luvas não sejam descartadas como materiais recicláveis, devido ao risco de contaminação. E pede que os resíduos sejam colocados em frente ao portão das residências no dia correto da coleta em cada localidade.

Nas redes sociais, o secretário de Meio Ambiente, Guilherme Penteado Adolpho, respondeu a reclamações de moradores, que pedem que o serviço de coleta seletiva seja feito em todos os bairros do município, não apenas na região central. “Trata-se de um projeto piloto. Nessa fase está contemplado esses bairros da região central. Estamos organizando a coleta seletiva junto com a reforma do centro de triagem, de forma a expandir para outros bairros com responsabilidade”, afirmou.