Caraguatatuba Cidades

Baixo índice de isolamento social pode prejudicar retomada do comércio em Caraguatatuba

Tamoios News

Os índices de isolamento social registrados em Caraguatatuba, abaixo do considerado ideal, poderá impedir a reabertura do comércio a partir do dia 11 de maio.

A taxa de isolamento social será um dos critérios de flexibilização da atividade econômica em Caraguatatuba e no Litoral Norte e o ideal é que esse índice seja sempre superior aos 60%.

Nos últimos quatro dias, em três deles, a taxa de distanciamento verificada pelo SIMI(Sistema de Monitoramento Inteligente) ficou na faixa de 56%. Na quinta(30), caiu para 55%.

São Sebastião registrou na quinta, a melhor taxa do estado, 63%; e, Ubatuba, com 60%, ficou em segundo lugar. No mesmo dia, São Paulo registrou taxa de 46% e, na capital, de 47%.

De 21 a 30 de abril, a maior taxa de isolamento social registrada na cidade pelo SIMI foi de 66%, que ocorreu no dia 26 de abril.

Segundo alerta feita pela prefeitura em sua página do facebook, se continuarmos nesse ritmo, muito provavelmente o Governo Estadual não deixará o comércio abrir na cidade.

O governo garante que o índice ideal para reduzir a disseminação do coronavírus e ajudar a retomar as atividades com mais segurança é 70%.

A prefeitura faz várias ações para reduzir as aglomerações na cidade. Adotou providências para reduzir a concentração de pessoas na CEF e implantou barreiras sanitárias para impedir a entrada de turistas na cidade, principalmente, no feriado.

Vídeo mostra o funcionamento das barreiras sanitárias:

 

As equipes que trabalharam na barreira sanitária montada em uma das entradas de Caraguatatuba abordaram 152 veículos em pouco mais de duas horas, na ação realizada ontem, sexta-feira (1º) na Rua Vereador Aristides Anísio dos Santos, no Indaiá, e teve como foco abordar turistas que chegavam à cidade neste período de quarentena contra o novo coronavírus (Covid-19).

O relatório de atendimento das equipes formadas pela Vigilância Sanitária, Fiscalização de Postura e Agentes de Trânsito mostra que do total marcado 50 eram de pessoas vindas de São Paulo e 43 de São José dos Campos. Mas também foram identificados carros de Guarulhos, Campinas, Jacareí, Taubaté, Caçapava, Osasco, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto, entre outros,

Nos carros havia, no mínimo, três pessoas entre adultos e crianças. Em alguns foram registradas a presença de idosos. Em todos os casos vistoriados as equipes mediam a temperatura dos ocupantes, entregavam material informativo sobre a importância de ficar dentro de casa e orientação em relação à conduta.

Pelo menos em duas situações passageiros foram encontrados com temperatura acima dos 38 graus e foram orientados e procurar da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Covid.

De acordo com a Vigilância Sanitária, em uma das situações, um motorista chegou a comentar que a passageira havia contraído a Covid-19 há cerca de um mês.

O médico Fábio Lopes, 49 anos, aprovou a iniciativa do prefeito Aguilar Junior. Ele veio a Caraguatatuba para descansar e disse ser importante essa triagem.

Covid-19

Caraguatatuba tem 33 casos confirmados de coronavírus, 50 casos em investigação e quatro mortes pela doença. São 1.407 notificações de síndromes gripais.