Cidades Ubatuba

Baleia morta foi encontrada na Praia das Toninhas em Ubatuba

Tamoios News
Foto: Instituto Argonauta

Na segunda-feira (05), a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) do Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha foi acionada para atender uma ocorrência envolvendo uma baleia morta na Praia das Toninhas, situada em Ubatuba, Litoral Norte Paulista.

De acordo com a equipe, trata-se de um Baleia Jubarte (Megaptera novaeangliae), em estágio avançado de decomposição. A equipe PMP-BS Argonauta deslocou o animal para uma costeira protegida e desabitada, onde foi apoitado. Foi realizada coleta de material para possíveis análises.

Vale ressaltar que, no mês passado, a equipe PMP-BS do Instituto Argonauta atendeu três ocorrências de morte de cetáceos no LN: um filhote de Jubarte na Praia do Jabaquara em Ilhabela, uma baleia morta boiando na altura da Praia da Almada em Ubatuba e uma jubarte juvenil em Boracéia, São Sebastião. No final de agosto, uma jubarte morta também foi encontrada em Juquehy na cidade de São Sebastião.

Geralmente as jubartes migram da Antártica para a costa sul da Bahia durante o inverno para fins de reprodução e amamentação, em busca de águas mais quente e limpas, e por isso são avistadas na região do Litoral Norte – um dos caminhos da sua longa trajetória.

*Informações do Instituto Argonauta