Caraguatatuba Cidades

Bertioga participa de pesquisa sobre propagação de coronavírus

Tamoios News

A cidade de Bertioga participa de uma pesquisa para identificar a propagação do coronavírus na Baixada Santista. O estudo será feito entre os dias 29 de abril e 12 de junho pela secretaria de Saúde de Bertioga, através da Fundação Parque Tecnológico de Santos e DRS-4 (Departamento Regional de Saúde).

Bertioga registra seis casos da doença, outros 21 estão em investigação, registra uma morte por coronavírus e tem duas pessoas internadas. A cidade registra ainda 154 notificações de síndrome gripal. A partir do dia 1º de maio será obrigatório o uso de máscara pela população.

Os técnicos municipais vão percorrer diversos bairros realizando testes rápidos em mais de 330 pessoas com perfis pré-selecionados. A pesquisa será dividida em quatro etapas e acontece entre os dias 29/04 a 01/05, 13/05 a 15/05, 27/05 a 29/05 e a última de 10/06 a 12/06.

Em cada etapa serão abordadas 83 pessoas. Além dos testes rápidos, os participantes da pesquisa devem responder a um questionário. Para evitar golpes, todos os técnicos estarão identificados com crachás e EPI (Equipamento de Proteção Individual).

O secretário de Saúde, orienta que a população abordada participe da análise. “É muito importante que os munícipes selecionados façam os testes, pois o resultado da pesquisa irá contribuir para planejar ações de combate ao covid-10, intensificando os cuidados com a saúde e outras questões que envolvem a pandemia, como isolamento social e economia”, explica.

Surf

A prefeitura decidiu rever o decreto que permitia a prática de atividades físicas nas praias, entre elas, os surf. A liberação pela prefeitura “superlotou” as praias no fim de semana, atraindo moradores de cidades vizinhas e turistas, colocando em risco a disseminação do coronavírus.

A prefeitura decidiu autorizar as práticas esportivas, apenas de segunda até quinta-feira, das 6 às 17h30. Nos fins de semana, fica proibida atividades esportivas individuais nas praias da cidade.