Cidades São Sebastião

Cachorros estão morrendo envenenados em Juquehy

Tamoios News
Por Maria Jaislane
Na madruga de sexta-feira (27/09), foram encontrados três cachorros mortos, um no ponto de ônibus, outro próximo a uma padaria e o terceiro na rotatória do trevo do bairro de Juquehy, Costa Sul de São Sebastião. No sábado foram encontrados mais três cachorros mortos nas proximidades dos locais citados.
Os moradores do bairro suspeitam que alguém esteja envenenando os cachorros.
O gato da moradora Juliana Menezes está desaparecido desde à tarde da sexta-feira (27/09). “Estou suspeitando que o meu gato também tenham sido envenenado, pois ele sumiu desde sexta”, lamenta.
Os moradores inconformados pretendem verificar as câmeras de segurança da SAMJU (Sociedade Amigos de Juquehy), instaladas em alguns postes do bairro e as câmeras particulares de alguns comerciantes próximos aos locais que os cães foram encontrados, para ajudá-los a encontrar o responsável por essa crueldade. 
De acordo com Ricardo Marques, investigador da Polícia Civil, aparentemente são cachorros de rua, pois até o presente momento nada foi registrado, mas o ato de covardia e crueldade está sendo apurado.
A partir do momento que os casos forem acionados por meio de registros, a Polícia acionará a Zoonoses e um Inquérito Policial de crime contra os animais será instaurado. “Precisamos muito da colaboração das pessoas que se preocupam com essa causa, para que nos auxiliem e possamos descobrir quem está cometendo esses crimes contra os animais da região”, diz Marques.
Lei 9605/98 – De Crimes Ambientais 
art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.
§ 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
§ 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.
Como Denunciar
A denúncia poderá ser anônima pelos telefones (12) 3865-1163 ou (12) 3865-2684,  diretamente na Delegacia de Polícia.