Cidades Ilhabela

Caiçara morre de infarto no Bonete; posto de saúde do bairro não possui aparelho desfibrilador

Bonete, uma das comunidades mais tradicionais de Ilhabela

Um caiçara da comunidade do Bonete morreu, na manhã desta quinta-feira(20), após sofrer problemas cardíacos quando estava na praia. O caiçara, de família bastante tradicional no Bonete, teria sofrido um infarto, mas o posto de saúde do bairro não conta com um desfibrilador, aparelho que a comunidade reivindica há muitos anos.

Jair de Souza, de 74 anos, passou mal por volta das 9h30 da manhã desta quinta-feira. Segundo informações, os moradores acionaram via rádio o SAMU. Foi solicitado, também, o apoio ao helicóptero Águia da Polícia Militar para fazer o resgate e transferi-lo até o Hospital Mário Covas, mas o mau tempo impediu que a aeronave se deslocasse até o Bonete.

O acesso até o Bonete é feito por trilha ou pelo mar. A comunidade é uma das mais visitadas por turistas nacionais e internacionais. Souza, foi atendido pelo SAMU e GBMar(Grupamento de Bombeiros Marítimos) e removido de barco até o hospital, mas não resistiu e faleceu.

Moradores do Bonete lamentaram a morte dele e reclamaram que há alguns anos vinham solicitando da prefeitura a instalação de um desfibrilador no posto de saúde do bairro. Os moradores acreditam que se tivesse o aparelho no posto, Jair poderia ter sido salvo ou pelo menos reanimado até a chegada do socorro.

Prefeitura

Em nota oficial, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde lamentou o óbito ocorrido na comunidade do Bonete, na manhã desta quinta-feira (20).

Segundo a nota, o paciente foi atendido pelo SAMU e GBmar do Corpo de Bombeiros e conduzido por mar ao Hospital Municipal Governador Mário Covas Júnior, porém chegou a óbito. A aeronave Águia da Polícia Militar também foi solicitada, mas devido ao mau tempo não tinha condições de voo.

A prefeitura Informou que já está em processo licitatório a aquisição de um DEA(desfibrilador) para ser destinado ao posto do Bonete. Segundo a prefeitura, a sessão de pregão eletrônico para aquisição do aparelho teria ocorrido na quarta-feira(19).

A prefeitura informou ainda que visando um atendimento mais ágil de socorro às comunidades tradicionais, a Prefeitura irá oficiar ao Governador do Estado de São Paulo, para que uma aeronave Águia da Polícia Militar fique estacionada no Litoral Norte, à disposição dos quatro municípios.