Caraguatatuba Cidades

Caraguatatuba destina mais de 200 kg de pilhas e baterias para empresa de reciclagem

Tamoios News

Pilhas e baterias de uso doméstico quando descartadas incorretamente apresentam riscos ao meio ambiente e às pessoas devido à sua composição com metais pesados. A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), realiza um trabalho de recolhimento desses materiais e sua destinação correta.

Este ano, foram mais de 200 kg de pilhas e baterias direcionadas a uma empresa que realiza a reciclagem desses produtos. A troca não tem nenhum custo para a Prefeitura e é realizada uma vez por ano pela SMAAP.

É importante que a população descarte os materiais nos locais corretos. Em Caraguatatuba, podem ser entregues na Secretaria de Meio Ambiente, nos três Ecopontos e nas escolas municipais.

Rejeitar os materiais no lixo comum pode acarretar um vazamento do líquido interior tóxico, contaminando o solo e lençóis freáticos, podendo acarretar diversas doenças e o desequilíbrio ambiental.

Segundo o chefe de Meio Ambiente da SMAAP, Reinaldo Gomes dos Santos, o problema maior é quando elas são descartadas e passam por deformações na cápsula que as envolvem, amassam, estouram e deixam vazar o líquido tóxico de seus interiores.

“Esse líquido se acumula na natureza, considerado lixo não biodegradável, ou seja, não é consumido com o passar dos anos, havendo a contaminação”, explicou Reinaldo.

Saiba onde descartar

– Ecoponto Golfinhos: Alameda dos Corais / Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h;

– Ecoponto Martim de Sá: Rua Carijós, 170, Martim de Sá – próximo à Praça do ParCão. Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e também aos domingos, das 8h às 12h;

– Ecoponto Massaguaçu: fica entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três. Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e também aos domingos, das 8h às 12h;

– Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP): Rua Santos Dumont, 502 – Centro;

– Escolas municipais

*Informações da Prefeitura de Caraguatatuba