Caraguatatuba Cidades

Caraguatatuba ganha área de lazer às margens do Rio Santo Antônio

Tamoios News

Os moradores de Caraguatatuba ganharam uma nova área de lazer. A Prefeitura está revitalizando às margens do Rio Santo Antônio, no trecho do rio que divide os bairros Jardim Primavera e Indaiá.

As margens do rio receberam bancos e pergolados de madeira, lixeiras e novas trilhas. A iniciativa surpreendeu os moradores que devido a quarenta tem evitado circular pelo local.

Os espaços de lazer ainda estão lacrados pela prefeitura devido a pandemia de coronavírus. Os moradores somente poderão usufruir dos benefícios após a quarentena.

“Trata-se de uma local da cidade muito bonito, que sempre foi desvalorizado. Gostaria de parabenizar a prefeitura pela iniciativa”, disse Maria Cláudia, que passou pelo local nesta semana quando levava seus cães para passear.

O secretário de Obras, Leandro Borella, disse que a mesma revitalização está ocorrendo num canal de drenagem que divide os bairros Golfinhos e Pontal Santa Marina, na região sul.

Borella informou ainda que os piers de madeira, também, serão revitalizados “Acredito que dentro de três meses tudo estará concluído”, segundo ele.

O rio Santo Antônio nasce na Serra do Mar e deságua no mar. É formado por vários cursos de água, tais como: o rio do Ouro, o córrego da Manteiga e o dos Quinhentos Reis. O rio deságua entre as praias do Centro e do Indaiá, na região central da cidade.

Trata-se de um rio muito importante para a cidade, suas águas cruzam o Parque Estadual da Serra do Mar e suas margens dão acessoa várias trilhas, como a do Poção, por exemplo, onde pode-se avistar pássaros e animais como esquilos e tamanduás e ainda conhecer árvores como jequetibás, Figueiras e Canelas.

Ás suas margens, ficam a Santa casa da cidade e o teatro municipal Mário Covas. Uma das pontes que cruzam o rio foi levada pela força das águas na enchente de 1967 quando mais de 200 pessoas perderam a vida.

Apesar da água poluída, pelo lançamento indevido de esgoto, o rio atraí muitos pescadores e sustenta muitas famílias.