Caraguatatuba Cidades

Caraguatatuba registra 11.638 pacientes recuperados da Covid-19

Tamoios News

Até sexta-feira (26), Caraguatatuba registrou 11.638 pacientes recuperados do novo coronavírus. O número foi divulgado pela equipe do Canal de Atendimento Telefônico (Call Center), da Secretaria de Saúde.

O serviço é realizado, diariamente, inclusive aos feriados, recessos e finais de semana, das 7h às 21h, e monitora o paciente desde o dia de notificação da doença até completar 14 dias, após os primeiros sintomas. Esse período poderá ser estendido caso o paciente permaneça sintomático.

Além de pacientes com a Covid-19, pessoas que possuem indícios compatíveis essa infecção como síndromes gripais, também são monitoradas pelos funcionários do canal. Por meio do Call Center, os profissionais conseguem saber quais são os receios, sanar as principais dúvidas e explicar quais são os cuidados em domicílio que os pacientes devem seguir no dia a dia.

Quando procurar atendimento médico?

Os profissionais de Saúde orientam as pessoas que apresentam qualquer sintoma de síndrome gripal – dor de garganta, tosse, mal estar, dor de cabeça, febre ou falta de ar, que procurem, imediatamente, atendimento. Elas devem se dirigir à Unidade de Pronto Atendimento – UPA Centro, que está localizada no bairro Jardim Primavera.

As autoridades de saúde destacam a preocupação com a demora que as pessoas têm em procurar o médico. Para esses profissionais, muitas pessoas deixam o quadro da doença evoluir e acabam procurando o sistema de saúde em um estágio muito avançado.

Na UPA Centro, os doentes passam por consulta, realizam a tomografia e o teste rápido.

Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba