Caraguatatuba Cidades

Caraguatatuba registra mais uma paciente recuperada da Covid-19

Tamoios News
1.040 pessoas já se recuperaram da Covid-19 no Litoral Norte

Uma simples visita durante a quarentena pode ter consequências graves. Profissional da área de beleza e com os trabalhos suspensos por causa da pandemia do novo coronavírus, Regina Silva de Castro, 49 anos, foi com o marido, Vander, 34 anos, passar alguns dias na casa da família dele, em São José dos Campos.

Segundo Regina o resultado do passeio até São José dos Campos foi dramático. A esteticista e o marido retornaram a Caraguatatuba infectados com a Covid-19, sem saber.

“Meu cunhado foi visitar o avô em São Paulo e voltou infectado para São José dos Campos, mas não tinha conhecimento. Passou para o pai, dois irmãos e para mim que estava na casa. Todos nós desenvolvemos sintomas de gripe: dor de cabeça, dor no corpo e febre”, contou.

Ela e o esposo retornaram para casa e passaram alguns dias até resolverem procurar a UPA Centro, no dia 5 deste mês. “Nós dois fizemos raio-x dos pulmões. O do Vander não deu nada e o meu apareceu uma mancha. Fiz exame de sangue que comprovou a infecção. Fui medicada e orientada a voltar para casa. Dois dias depois, piorei. Tive muita dor no corpo e falta de ar. Voltei na UPA Centro, onde fiquei em observação. No dia seguinte (7/5), fui transferida para Casa de Saúde Stella Maris”, disse.

A equipe médica decidiu remover a paciente, diabética e hipertensa, para o Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN), no dia 12. Lá ela ficou intubada por dois dias. “Acordei sem saber o que estava acontecendo, ainda com o tubo. Foi aí que me informaram que meu diagnóstico era de Covid-19. Nesse mesmo dia, retiraram o aparelho. Daí em diante foi um trabalho de recuperação até a alta na quarta-feira (20)”, declarou.

Regina não poupa elogios à equipe de profissionais do HRLN. “No tempo de internação, todos os profissionais (enfermagem, médicos, fisioterapeutas) me trataram de uma forma muito carinhosa, fizeram inclusive chamadas de vídeo para poder falar com meu marido. Tinha muito medo que algum deles pegasse o vírus por minha causa”, ressaltou.

O final foi feliz. Mas Regina concluiu que a simples visita do cunhado ao avô, em São Paulo, e a visita à família do marido, em São José dos Campos, foi suficiente para infectar várias pessoas.

“Se o irmão do Vander não tivesse ido a São Paulo e nós não tivéssemos ido para São José, durante a quarentena, a história poderia ser outra. O avô do Vander acabou falecendo de Covid-19. Por isso, ficar em casa, em isolamento social, é tão importante. Agora digo às pessoas: Acreditem que no invisível tem algo muito ruim, que pode te afetar. Essa doença é terrível, não é brincadeira”, afirmou.

Covid-19

O boletim da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Caraguatatuba informa que o município tem 125 casos confirmados de pessoas com o novo coronavírus e 67 recuperados.

Desse número, 97 estão com sintomas leves e se encontram em isolamento domiciliar.  Oito pessoas estão internadas, 15 tiveram alta hospitalar e outras cinco pessoas morreram em consequência da doença.

Outros 55 casos estão aguardando resultado do exame, sendo que 33 estão em casa, oito estão internados, 12 tiveram alta hospitalar e dois óbitos aguardando confirmação da Covid-19.

Na Casa de Saúde Stella Maris há quatro adultos na UTI-Covid-19 e 17 pessoas na Enfermaria. No Hospital Regional do Litoral Norte há quatro pacientes na UTI e duas na Enfermaria.

O registro de casos por bairro, de acordo com levantamento realizado pela Prefeitura, é o seguinte: Aruan, dois casos; Britânica, um; Barranco Alto, dois casos; Jardim Califórnia, um; Capricórnio, um; Centro, seis; Estrela D’Alva, quatro; Gaivotas, sete; Jetuba, dois; Indaiá, 19 casos; Ipiranga, um; Jardim Jaqueira, um; Jaraguá, um; Jaraguazinho, três; Jardim Maristela, um; Martim de Sá, cinco; Massaguaçu, dez; Morro do Algodão, quatro; Olaria, um; Pegorelli, dois; Perequê-Mirim, cinco; Poiares, onze; Pontal Santa Marina, três; Porto Novo, dois; Ponte Seca, um; Praia das Palmeiras, um; Recanto do Sol, dois; Rio do Ouro, três; Sumaré, três; Tarumã, um; Tinga, cinco; e Travessão, dois. Caraguatatuba também atendeu cinco pacientes de Ubatuba; dois de São Paulo; e quatro de São Sebastião; e um de Ilhabela.