Caraguatatuba Notícias

Balaio Caiçara conquista prêmio por excelência em inclusão na cidade

Tamoios News
Foto: Márcio Machado/ Divulgação

O quiosque na Praia de Massaguaçu já é referência também em preservação do meio ambiente



Por Adriana Coutinho

Um dos locais mais engajados na questão ambiental em Caraguatatuba, cercado por jundu (vegetação que ajuda a evitar o avanço do mar sobre a cidade) é agora referência também em inclusão.  O quiosque Balaio Caiçara, na praia de Massaguaçu, conquistou o primeiro lugar na categoria microempresa no IV Concurso Empresa Inclusiva.  A iniciativa do governo municipal tem por objetivo premiar empresas privadas que adotem padrões de acessibilidade no espaço físico e que possibilitem a empregabilidade de pessoas com deficiência.

“Já na construção, em 2015, fomos sensibilizados pela equipe da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) quanto à acessibilidade. Pouco entendíamos do assunto, achávamos que estávamos cumprindo uma obrigação legal, mas é muito mais que isso” – lembra Shananda Rosa Raffi.

O Balaio Caiçara participou do concurso Empresa Inclusiva também em 2016 e ficou em segundo lugar – “Descobrimos o quanto éramos deficientes, o quanto ainda tínhamos a aprender e a nos colocar no lugar do outro. Não é obrigação do empresário, é dignidade e direito das pessoas, de qualquer pessoa que necessita de autonomia, e não auxílio. Eles não querem facilidades, apenas os mesmos direitos” – comenta.

O quiosque é conhecido como um local diferenciado – além de seus amigos e clientes fiéis recebe muitas famílias e crianças, já que mantém um parque infantil de porte considerável. Outro diferencial é sua relação com estudantes e grupos que agendam horário para conhecer seu trabalho de educação ambiental em sua área, na praia de Massaguaçu – “É o projeto “Jundudobem”, iniciado em 2010, visa proteger o estabelecimento e sensibilizar as pessoas da enorme importância desse grupo de plantas para manutenção das praias, principalmente a faixa de areia. E é fantástico, a cada grupo de crianças ganhamos novos defensores, hoje já somos uma rede do bem e vemos resultados” – conta Raffi.

Divulgação

Trajetória – Shanada Rosa Raffi iniciou sua história no mesmo local, com o quiosque Ieman-Jah, no início do ano 2000 e já foi referência na noite caiçara à beira mar.  “Era lindo. Reunimos muitas tribos, fizemos milhares de amigos, muita música de qualidade, ganhamos fama e respeito mesmo com toda simplicidade. Nossa casinha modesta era completamente destruída anualmente pelas forças da natureza. E foram 14 anos assim, processos para regularização, o desejo de dignidade e muita luta. Com a reurbanização da Praia de Massaguaçu, comecei a planejar e pensar na casa nova.  Foi assim, um sonho que hoje é realidade” – relembra.

Ela conta que o Balaio é uma empresa familiar, composta por seu marido, Alexandre Casemiro da Rocha e seu filho Cauê Casemiro, o chef de cozinha do estabelecimento (formado pelo Senac Campos do Jordão). Em 2016, obteve o 1º lugar na categoria Sabores de Praia no Concurso gastronômico “Caraguá a Gosto”. A empresa mantém 11 funcionários fixos e em média, oito vagas temporárias no verão.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.