Caraguatatuba Meio Ambiente

Baleia morta amanhece encalhada na Praia do Aruan

Tamoios News
Divulgação

Por Adriana Coutinho

Uma baleia Jubarte, macho, de mais de 13 metros de comprimento amanheceu encalhada hoje (26) na praia do Aruan, em Caraguatatuba. Conforme informações do Instituto Argonauta, é a mesma que apareceu boiando no dia 8, na Praia da Caçandoca, em Ubatuba e na ocasião, por já se encontrar em estágio avançado de decomposição, foi ancorado por meio de cabos na Ilha do Mar Virado.

“Teremos que reavaliar a técnica da ancoragem, pois em caso de mau tempo como o que tivemos nesta madrugada, percebemos que temos que distanciar o animal para alguns metros da costa”, disse Hugo Gallo, oceanógrafo e presidente do Instituto Argonauta. A principal hipótese levantada pelo Instituto é de que os cabos tenham rompido por conta do mau tempo, friccionando os mesmos contra as pedras, fazendo com que o corpo do animal se soltasse.

Fotos: Adriana Coutinho/TN

O corpo do animal será enterrado na praia do Aruan por ser a melhor opção encontrada pelos técnicos e Prefeitura Municipal, já que o transporte poderia ocasionar maiores problemas. Grande número de pessoas acompanharam a ação de enterrar o cetáceo na praia e reclamaram do mau cheiro que exalava do animal.

“Estamos realizando uma cova profunda, seguindo a orientação do Instituto Argonauta, numa profundidade que o cetáceo não seja exposto às intempéries da natureza. Não removemos devido ao grau avançado de putrefação. Essa foi a melhor alternativa” – comenta o Secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba, Marcel Luiz Giorgete.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.