Caraguatatuba Esportes

Campeão mundial de Jiu-Jitsu realiza seminário neste sábado

Tamoios News
Divulgação

Cláudio Calasans Jr. faz “aulão” em Igreja Batista  

 

Por Leonardo Rodrigues

O campeão Cláudio Calasans Jr. vem a Caraguá para realizar seminário de Jiu-Jitsu. O atleta, que tem em seu currículo diversos títulos de expressão, tanto nacionais como internacionais, fará um “aulão” neste sábado (28). O tatame será montado na Igreja Batista Novo Tempo (IBNT), no Jardim Britânia, e a inscrição será R$ 20 mais 1 Quilo de Alimento.

Seu título principal – o ADCC (Abu Dhabi Combat Club) em 2015, maior torneio de grapling do mundo, onde foi campeão absoluto, consolidou a carreira de Calasans internacionalmente. Além do Mundial de Abu Dhabi, a trajetória impressiona, Calasans Jr. acumula também os títulos no World Jiu-Jitsu Championship, na categoria de peso médio, o Pan Americano, o Aberto da Europa e da Ásia, o Mundial do Brasil, entre outros.

Calasans mantém agenda de seminários em várias cidades do país, e do mundo, em paralelo com a rotina de lutas, treinos e eventos. Apesar do esforço em conciliar todos os compromissos, ele afirma valer a pena. “Adoro ensinar. Faz parte do Jiu-Jitsu como arte marcial. Não é apenas uma carreira esportiva, faz parte passar para frente o que se aprendeu. Um dos princípios básicos do Jiu-Jitsu. Quanto mais gente saber de seus conhecimentos melhor. Amo ensinar. Independente se é criança, ou adulto”, admite.

O atleta também encara os seminários que faz, como um processo de aperfeiçoamento. “Há uma troca de informação, e proporciona rever técnicas que normalmente não é teu estilo de luta. Então é uma forma de relembra. Além do conteúdo técnico, há a inspiração e estímulos ao Esporte e para esse caminho do bem, que é esse caminho nosso das artes marciais”, diz.

O lutador aponta o ano de 2010 como o momento transformador em sua carreira. “Quando despontei na minha carreira como faixa preta, que é a Fórmula-1 do Jiu-Jitsu, quando você realmente se profissionaliza, ganhei em AbuDabi, em 2010. Meu nome explodiu, e de lá pra frente venho em uma ascende na minha carreira. Com isso, começou a surgir oportunidades de fazer esses seminários. Graças a Deus a cada ano faço mais, e a agenda está sempre cheia. Aqui no Brasil e também no exterior. Essa é outra arte boa do Jiu Jitsu, conhecer novas amizades, e lugares que já mais imaginou. Não só para lutar, mas para ensinar sobre uma vida de experiências dentro do tatame”, fala.

Para um dos principais lutadores de Jiu-Jitsu da atualidade no mundo, os seminários que realiza trazem outros tipos de conquistas também importantes para a vida de um lutador.

“O maior retorno que tenho é a quantidade de amizade que consigo fazer através do Jiu-Jitsu. Eu tenho amigos em lugares que já mais fosse imaginar. Você consegue manter contatos e amigos do outro lado do mundo. Esses seminários são bons por isso. Às vezes em campeonato, vocês está tão focado para lutar que não tem tempo para conversar com as pessoas. Ali o que se está focado no resultado. Seminário é outro ambiente. É um contato maior com as pessoas. Você acaba criando um vínculo com a pessoa”, descreve.

No momento, Calasans vem em recuperação da rotina de treinos intensos, já que participou do ADCC (Abu Dhabi Combat Club), importante evento internacional de submission, que é o Jiu-Jitsu sem o uso do kimono. Porém, já tem objetivos e estratégias para 2018. “Agora, estou cuidando do meu corpo, me recuperando, pois são meses de treinamento muito duro para esses campeonato de alto nível. Então estou me recuperando já para a próxima temporada. Os principais campeonatos do Jiu-Jitsu são no primeiro semestre. Quero competir o Europeu em Janeiro, em Lisboa. O próximo passo é Portugal, onde estou focado para ganhar, se Deus quiser, meu quarto, ou quinto, título lá. Depois começamos a traçar as metas para o ano”, revela.

Calasans vem de família judoca. O pai, Claudio Calasans Camargo foi o mais jovem judoca brasileiro que já recebeu sua faixa coral (vermelha e branca – quando tinha 38 anos). Além de seu tio, que também é um faixa preta em Judo. Assim, quando Calasans Júnior chegou à idade de 3 anos, começou suas aulas e tradição familiar. Em 2010, no Mundial Pro em Abu Dhabi (World Professional Jiu-Jitsu Cup), veio o título a Calasans por vencer a competição, tanto no Médio e na divisão Absoluto. Mais tarde também veio a medalha de prata da categoria no Mundial da CBJJ  (World Jiu-Jitsu Championship). De lá pra cá, o lutador segue os dias em aulas, seminários, competições, vitórias e títulos.

Serviço:
Seminário de Jiu-Jitsu com Cláudio Calasans Jr.
Inscrição: R$ 20 + 1 Kg de alimento;
Quando: Sábado – dia 28, à partir das 10h;
Onde: Igreja Batista Novo Tempo (em frente ao Shopping Serramar);
Endereço: R. Min. Dílson Funaro, 1095 – Jd. Britânia – Caraguatatuba/SP.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.