Caraguatatuba Pesca

Caraguá: Entreposto de Pesca do Camaroeiro entra em reforma

Tamoios News

As obras de reforma e revitalização do Entreposto de Pesca do Camaroeiro tiveram início nesta quarta (24). A Prefeitura de Caraguatatuba autorizou o início pela empresa terceirizada vencedora da licitação, que já está realizando a vedação do local com tapumes e mobilizou suas equipes de trabalho.

A partir da próxima semana os pescadores passam a atender em outro local de forma provisória, até a finalização das obras que deve durar de 6 a 8 meses, com previsão para término antes da próxima temporada.

Após a Semana Santa e o feriado de Páscoa, as secretarias de Obras Públicas (SECOP) e Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) se reuniram com a Associação dos Pescadores da Praia do Camaroeiro (APPC) para definir a transferência dos pescadores. O local de atendimento temporário fica na entrada dos Mirantes da Orla, ao lado de uma marina, na entrada lateral do Entreposto de Pesca.

De acordo com Marcel Giorgeti, secretário da SMAAP, todos os processos foram definidos em parceria, facilitando a adequação. “Sabemos que essa obra trará muitos benefícios à comunidade pesqueira e nossa ideia é amenizar o impacto aos pescadores durante esse período de execução. Por isso escolhemos um local próximo, de fácil acesso para que os pescadores e ajudantes não fiquem sem fazer suas vendas até a finalização da reforma”, explicou o secretário.

O local temporário irá seguir todas as condições sanitárias para atendimento e manuseio dos pescados. A APPC vem participando ativamente dos processos desde a elaboração do novo termo de concessão de uso dos boxes, firmado no final do ano passado, quanto a criação do projeto do novo entreposto e transferência dos pescadores. “É importante contar com a participação deles. A administração do prefeito Aguilar Junior preza por uma gestão democrática e participativa e é assim que trabalhamos. Nosso objetivo é fomentar ainda mais as comunidades que vivem da pesca na cidade”, destacou Giorgeti.

Benefícios no âmbito comercial e sanitário no espaço

O novo Entreposto de Pesca do Camaroeiro terá um layout mais aconchegante e agradável, com uma cobertura maior para atender os pescadores e consumidores, além de melhor disposição dos boxes e intervenções na câmara fria.

Segundo Leandro Borella, secretário da SECOP, além do aspecto estético, as obras geram grande impacto positivo no âmbito comercial e sanitário no espaço. “É uma reivindicação antiga dos pescadores que hoje trabalham em condições insalubres. Temos certeza de que essa revitalização trará muitos benefícios à comunidade pesqueira”, comentou.

A obra contempla a execução de cobertura central que unirá os blocos, substituição de todo revestimento e piso cerâmico dos boxes, substituição das portas e esquadrias de madeira por esquadrias de alumínio e aço galvanizado, execução de cisterna em alvenaria para captação d’água da chuva e utilização da mesma na lavagem da área externa do entreposto, revisão e execução de novo sistema de esgoto, além da execução de paisagismo com a introdução de árvores nativas e arbustos ornamentais.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.