Caraguatatuba

Caraguatatuba terá mudanças no Trânsito na região central

Tamoios News
PMC

PMC

Segundo a prefeitura, ações visam diminuir o fluxo intenso de veículos no centro da cidade; munícipes terão tempo para se adaptar aos novos sentidos

 

Com a finalidade de melhorar a fluidez do tráfego e ainda eliminar cruzamentos que oferecem riscos de acidentes de trânsito, o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Segurança, projetou e está implantando algumas mudanças de sentido em ruas da Região Central e Bairro Estrela D’alva. O processo está ocorrendo de forma lenta e gradativa, buscando a acomodação dos usuários sem causar grandes impactos em sua rotina diária.

O objetivo principal é deixar a Avenida Frei Pacífico Wagner e Avenida Prisciliana de Castilho com mão única e duas faixas de rolamento no sentido Centro – Rodovia dos Tamoios, tendo em vista o grande fluxo de veículos neste sentido, principalmente nos horários de “pico”, domingos e retorno de feriados prolongados.

Para que a ação se complete, algumas ruas ficarão com sentido único e ainda perderão as vagas de estacionamento em certos trechos, conforme a sinalização que será implantada.

Confira as principais mudanças:

Rua São Benedito: mão única desde a Av. Frei Pacífico Wagner até a Rua Benedito Zacarias Nepomuceno, neste sentido.

Rua São Benedito: mão única desde a Av. Frei Pacífico Wagner até a Rua Vital Brasil, neste sentido.

Rua Santos Dumont: mão única desde a Rua Benedito Zacarias Nepomuceno até a Av. Frei Pacífico Wagner, neste sentido.

Rua Santos Dumont: mão única desde a Rua Altino Arantes até a Av. Frei Pacífico Wagner, neste sentido.

Rua José Francisco Passos: mão única desde a Av. Frei Pacífico Wagner até a Rua Benedito Zacarias Nepomuceno, neste sentido.

Rua Camaroeiro: mão única desde a Rua Julio Barsotti até a Av. Frei Pacífico Wagner, neste sentido.

Rua Laércio Luiz dos Santos: mão única desde a Av. Prisciliana de Castilho até a Rua Benedito Zacarias Nepomuceno, neste sentido.

Rua Oswaldo Pimenta de Melo: mão única desde a Av. Prisciliana de Castilho até a Rua Avelino Ferreira, neste sentido.

Rua João de Souza Matos: mão única desde a Rua Avelino Ferreira até a Rua Benedito Zacarias Nepomuceno, neste sentido.

Rua Benedito Zacarias Nepomuceno: mão única desde a Rua João Marcelo até a Rua Sebastião Mariano Nepomuceno, neste sentido, tornando-se preferencial sobre as demais vias que a cruzam.

Após a implantação total, haverá um período de adaptação, para verificar se adaptações serão necessárias, até que se tornem definitivas.

Na Av. Sebastião Mariano Nepomuceno serão suprimidas as vagas de estacionamento no lado direito da via entre a Rua Benedito Zacarias Nepomuceno e a Av. Frei Pacífico Wagner, neste sentido.

Ainda na Av. Sebastião Mariano Nepomuceno serão suprimidas as vagas de estacionamento no lado esquerdo da via entre a Av. Frei Pacífico Wagner e Rua Teotino Tibiriçá Pimenta. Neste trecho serão sinalizadas duas faixas de rolamento, sendo a da esquerda para os veículos que irão convergir à esquerda na Rua Teotino Tibiriçá Pimenta e a faixa da direita para quem seguirá reto pela Rua Sebastião Mariano Nepomuceno. Na mesma rua, logo após a Caixa Econômica Federal, serão eliminadas as vagas de 45°, tornando-se vagas paralelas à guia, a fim de acabar com as manobras sobre a faixa de rolamento que causam lentidão no trânsito.

Os veículos que hoje transitam pela Av. Amazonas para acessar a Av. Prisciliana de Castilho passarão a cruzar a Av. Prisciliana de Castilho sentido Bairro Estrela D’alva (no local será implantada uma faixa elevada para travessia de pedestres, que servirá também como redutor de velocidade). Esses veículos seguirão pela Rua João Marcelo, e entrarão na segunda direita, Rua Benedito Zacarias Nepomuceno, até o final, onde virarão à direita na Rua Sebastião Mariano Nepomuceno, sentido Centro. No cruzamento da Rua Sebastião Mariano Nepomuceno com a Avenida Frei Pacífico Wagner será implantado um semáforo para veículos e pedestres.

Os veículos que hoje transitam pela Av. Prisciliana de Castilho, vindos da Avenida Guarulhos terão a opção seguir em frente ou de virar a esquerda na Rua Benedito de Oliveira (hoje é a única opção).

As Avenidas Frei Pacífico Wagner e Prisciliana de Castilho receberão o recapeamento asfáltico e sua sinalização será revitalizada, inclusive a ciclofaixa, com a sinalização “PARE” nos cruzamentos também para os ciclistas.

Após a consolidação destas alterações haverá também mudança na Avenida Miguel Varlez, que terá mão única desde a Avenida Prestes Maia até o inicio da Rua Altino Arantes, neste sentido, o que possibilitará a ampliação da ciclofaixa da Rua Altino Arantes no mesmo trecho.

Todas as ruas e avenidas envolvidas no projeto receberão a adequada sinalização viária, além do trabalho de orientação dos Agentes de Trânsito.

 

Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Caraguatatuba

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.