Caraguatatuba Cultura

Casamento comunitário une 7 casais no Dia do Padroeiro

Tamoios News

Santo Antônio é padroeiro de Caraguá; Cerimônia comunitária já virou tradição

Por Juliane Zapparoli, de Caraguatatuba

13 de Junho é celebrado o Dia de Santo Antônio, um dos santos mais populares, especialmente no Brasil. Sua fama de “santo casamenteiro” inspira diversas celebrações especiais como o Casamento Comunitário

Isso não será diferente em Caraguatatuba. O casamento comunitário realizado no Dia de Santo Antônio oficializará a união de 7 casais que ficam isentos de pagar taxas, mas participam de toda a preparação para o casamento, incluindo o curso de noivos e a cerimônia na Paróquia Santo Antônio, na Praça Dr. Cândido Motta.

Um dos casais que participará do casamento comunitário é Bruna Gandufe Rodrigues Oliveira e Bruno dos Reis Oliveira, ambos com 29 anos. Eles estão juntos há pouco mais de dois anos e têm um filho que completará seis meses no dia da cerimônia. “Minha expectativa é que ocorra tudo bem na cerimônia, ainda mais nessa igreja tão linda e aconchegante. Não sou devota de Santo Antônio, mas tenho um apreço especial por esse querido santo”, afirmou Bruna.

Bruna e Bruno participarão de Casamento Comunitário em Caraguatatuba

Ela explica o motivo de oficializar a união no casamento comunitário “Já casamos no civil no ano passado. Infelizmente não conseguimos casar na igreja e receber a bênção do padre, mas esse ano conseguimos separar todos os documentos para poder dar entrada no casamento”, contou a noiva em entrevista ao Tamoios News.

Outro casal que receberá o sacramento do matrimônio é Nilson Donizete Ribeiro da Silva, 57 anos, e Gisleine da Silva Cardoso Ribeiro, 38 anos. O casal está junto há 17 anos e contou que, após todo esse tempo junto, resolveu oficializar a união perante a igreja.

“Surgiu a oportunidade do casamento comunitário, então sentimos a necessidade de ter o sacramento e resolvemos participar. O importante para nós é recebermos as bênçãos e, assim, concretizarmos a nossa união também perante às leis da Santa Igreja. Espero que a cerimônia seja bonita, simples e edificante”, disse o noivo.

Nilson e Gisleine – Expectativa para cerimônia no Dia 13 de junho

As inscrições para o casamento comunitário da paróquia Santo Antônio se iniciam geralmente no começo do ano e o cadastramento é aberto à comunidade. Qualquer pessoa pode procurar a secretaria da igreja para mais informações.

Programação – No dia 13 de junho é feriado em Caraguatatuba. A programação religiosa começa às 8h com missa, bênção dos pães e distribuição do bolo de Santo Antônio. No bolo são colocadas algumas medalhinhas do santo. Segundo a tradição, quem encontra a medalhinha irá se casar.

Às 11h começa a cerimônia do casamento comunitário. Às 18h, haverá procissão, missa e benção dos pães. Logo após a missa começa a festa social na Praça Cândido Motta.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.