Caraguatatuba Cidades

Cidade tem novas normas para acesso de ônibus de turismo de um dia

Tamoios News
Fotos: Divulgação

Prefeitura prevê estacionamento no centro esportivo municipal durante a temporada

 

Por Adriana Coutinho

Caraguatatuba recebe um grande número de ônibus e vans que se intensifica vertiginosamente a partir de agora, até fevereiro, trazendo os turistas de um dia.  Visando um melhor controle e segurança, a secretaria de Turismo, junto com a Secretaria de Trânsito, Segurança e Defesa Civil estabeleceram um novo processo para solicitação de entrada e estacionamento de ônibus e vans no município que passou a vigorar desde o último dia 22.

Para desfrutar das belezas naturais da cidade, o solicitante deve acessar um formulário disponível no site da Prefeitura de Caraguatatuba que deve ser preenchido e enviado via e-mail com 10 dias úteis de antes da viagem, contendo informações do perfil do visitante, local de refeições, número de pessoas, motivo da viagem, entre outros.

O secretário de Urbanismo, Ricardo Gaspar, conta que a medida visa ampliar o diagnóstico turístico e melhorar a fiscalização de ônibus e vans que chegam ao município – “Os ônibus entram no município e podem circular por toda a cidade e visitar qualquer praia, porém devem deixar os passageiros na praia escolhida e estacionar no local destinado por nós, na região sul do município, após o Rio Lagoa, ou em estacionamento particular. O que não vamos permitir é que fiquem estacionados pela cidade. Há regra para isso”. Outra nova medida que está sendo ajustada, é a liberação do Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves para o estacionamento dos ônibus de turismo durante a temporada de verão.

Sobre questionamento quanto ao Brisa Hotel na praia de Massaguaçu que destina a área ao lado para estacionamento dos ônibus, o secretário diz que não pode impedir, já que é o estacionamento da empresa e que se destina aos seus hóspedes. “Agride nossos olhos por ser na praia, mas é uma propriedade particular e vamos sugerir que estacionem do outro lado da rodovia, mas somente para seus clientes. Estamos em conversação” – finaliza Gaspar. Durante o feriado do dia 15/11 o secretário conta que recebeu muitas informações de ônibus estacionados em locais irregulares e a equipe de fiscais foi acionada para apurar as denúncias. Estamos trabalhando bastante para resolver esse problema”.

A multa aplicada para estacionamento irregular dos ônibus em vias públicas em Caraguatatuba pode variar de 313 a 740 URM (Unidade de Referência Municipal) que tem seu valor fixado em R$3,29 reais.Para denúncias quanto às irregularidades, há os telefones de plantão da fiscalização: (12) 78181814, 78138911 e 78138903.

O formulário pode ser baixado neste endereço: http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/autorizacao-onibus-e-vans/e enviado para autorizacao.turismo@caraguatatuba.sp.gov.br junto com cópia do documento do RG, CPF ou CNH do Responsável; comprovação de regularidade perante aos órgãos EMTU, ARTESP e ANTT de acordo com a região. (digitalizado e legível). Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Turismo pelo telefone (12) 3897-7910.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.