Caraguatatuba Notícias

Detentos participam de atividades sobre sustentabilidade

Tamoios News
Foto: SAP/Divulgação

 

O Centro de Detenção Provisória de Caraguatatuba realiza sua terceira edição da Jornada de Cidadania e Empregabilidade nesta quarta-feira (28). Para este ano, as atividades do evento, que acontece das 9h às 16h, foram desenvolvidas a partir do tema sustentabilidade.

Durante a manhã, após a solenidade de abertura, os presos apresentarão a peça teatral “O Sonho – Tudo o que você faz, um dia volta para você”, a produção é fruto da parceria entre a unidade prisional com a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Em seguida, serão anunciados os vencedores do Concurso de Poesia e Trabalho Manual – as obras, realizadas pelos detentos, foram inspiradas pelo tema “As maravilhas do meu litoral” e ficarão em exposição durante o dia inteiro.

Ainda no período da manhã, acontece a cerimônia de formatura de 24 reeducandos do estabelecimento penal, que estarão vestidos de beca para receber seus diplomas das mãos de seus familiares – 12 recebem o certificado do Programa de Educação para o Trabalho e 12 concluem os Ensinos Fundamental e Médio. Durante a tarde, os detentos participarão de uma palestra com a equipe dos Narcóticos Anônimos do município.

Em continuidade às ações de sustentabilidade, estarão expostos o projeto de horticultura com plantações estufadas em uma estrutura produzida com garrafas PET, além de utensílios artesanais feitos pelos presos com matéria-prima reciclada. Às 14h, a equipe da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (FUNAP) promove a palestra “Economia Solidária”.

A Jornada – O Jornada de Cidadania e Empregabilidade é um evento da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), que acontece na região por meio da Coordenadoria das Unidades Prisionais do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) desde 2016. As ações englobam as áreas da saúde, do judiciário e da cidadania, com o objetivo de auxiliar o detento nos projetos de retomada da vida em liberdade.

Além das palestras e apresentações artísticas, serão feitos atendimentos jurídicos para que os detentos tomem ciência de sua própria situação processual, além da emissão de documentos como RGs, Carteiras de Trabalho, CPFs e Certidões de Nascimento. Também compõem o cronograma de atividades os testes preventivos de saúde, como o de glicemia e de colesterol e a aferição de pressão arterial.

 

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.