Caraguatatuba Esportes

Festival de Vela de Caraguá é sucesso e CBVela já confirma a próxima edição em 2023

Tamoios News
Foto: Cláudio Gomes / PMC

O 1º Festival de Vela de Caraguá, primeiro evento náutico da categoria promovido no município, encerrou no último domingo (7/8) com resultados positivos para o esporte da cidade. A atração reuniu mais de 2 mil pessoas, entre atletas e o público participante do Circuito Pé na Areia, contando com atividades para toda a família.

A competição, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com a Confederação Brasileira de Vela (CBVela), teve início na sexta-feira (5) e ocorreu na Praia do Centro, próximo à Praça da Cultura, abrindo espaço para nova geração da modalidade. Durante três dias, cerca de 80 atletas de diferentes idades disputaram provas em categorias como Snipe, Tempo, Dingue, Optimist, Raceboard e IQFoil.

Foto; Cláudio Gomes / PMC

Considerado um sucesso pelos organizadores, o festival teve sua segunda edição confirmada para o ano que vem. “O evento foi muito bom. A estrutura da cidade é maravilhosa, o apoio da prefeitura foi essencial, os atletas se sentiram bem motivados, saímos felizes daqui, e já estou pensando em 2023”, comentou Walter Böddener, gerente de eventos da CBVela. ”O objetivo da CBVela é levar esse esporte para todo o Brasil, plantamos aqui mais uma semente”, completou.

O campeão mundial de Star em 2015 e gerente nacional da Academia Brasileira de Vela, Samuel Gonçalves, também elogiou a estrutura da cidade. ”Adorei estar em Caraguatatuba. Vieram velejadores de várias cidades do Estado de São Paulo, já fica o convite para o próximo. Aqui é maravilhoso, poucos lugares tem uma estrutura igual a essa. Parabéns para todos os atletas que participaram”, destacou.

Segundo a secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, este é mais um evento que demonstra o empenho da administração para atrair novos públicos para a cidade. “Estamos diversificando o nosso calendário e isso já tem feito com a que o município receba novos tipos de turistas, trabalhando num novo segmento de mercado, como o esportivo, e melhorando a economia da cidade, trabalhando a indústria turística no sentido mais amplo”, lembrou.

Entusiasmado com o resultado do evento, o prefeito Aguilar Junior reconheceu a importância das parcerias. ”Eu quero agradecer toda a parceria da CBVela com a cidade, esse é só o primeiro festival, e espero muito que nos próximos anos a gente possa entrar no calendário”, comentou o chefe do Executivo.

Prefeito Aguilar Junior, representantes da CBVela e Circuito Pé na Areia / Foto: Cláudio Gomes / PMC

A realização do 1º Festival de Vela de Caraguá faz parte do processo de fomento da modalidade por parte da Prefeitura e da CBVela, que esperam trabalhar em conjunto para a implantação de uma escola de vela no município, destinada a atender gratuitamente crianças e adolescentes.

”Nós temos um mar fantástico, é o litoral mais bonito do Brasil, quero muito estimular essa prática. Fomos agraciados com uma vela, ela ficará para o município, vamos dar aulas para as crianças, estimular a prática desse esporte maravilhoso na nossa cidade”, completou Aguilar Junior.

Durante o festival, ainda foram realizadas aulas de vela gratuitas, oferecidas com o objetivo de promover a modalidade e levar mais conhecimento sobre o esporte. O evento também contou com praça de alimentação, arquibancada e estrutura completa para receber o público.

Resultados

Os jovens Luiz Guilherme Oliveira e João Vitor Souza foram os campeões da classe Snipe. Na classe Tempo, a dupla Hugo Henrique Silva e Caetano Harada Buhrer ficou com o primeiro lugar. Na classe Dingue, Rwann Kaique Silva e João Felippe Ortiz foram os campeões.

Na Optimist, classe com maior número de velejadores no Festival, Felipe Baszynki foi o grande vencedor. Já Guilherme Munhoz saiu de Caraguatatuba com dois troféus: da classe Raceboard e da IQFoil. Outros resultados podem ser consultados no site www.cbvela.org.br.

Circuito Pé na Areia

O Circuito Pé na Areia, programa de incentivo ao esporte e cultura promovido pela Secretaria de Esportes do Governo do Estado de São Paulo, promovido juntamente com o Festival, no sábado e domingo, teve a apresentação de shows de bandas locais e convidadas, além de 14 atividades esportivas e de lazer gratuitas.

Caminhada realizada durante o Circuito Pé na Areia / Foto: Cláudio Gomes / PMC

No primeiro dia, cerca de 600 munícipes participaram de uma caminhada, saindo da Praça da Cultura até o Mirante da Orla, num percurso de 3 quilômetros. O Circuito também ofereceu aulas de Zumba e FitDance; vôlei de praia; Tai Chi Chuan; slackline; frescobol; futevôlei; beach tennis; badminton; futebol de areia e jogos de mesa.

Ambas as atrações adotaram práticas sustentáveis para reduzir a pegada de carbono e minimizar os impactos ambientais da realização do evento, o que incluirá o plantio de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica no entorno do Rio Juqueriquerê e em um parque na cidade de São Paulo.

Fonte: Secretaria de Turismo / PMC