Caraguatatuba Cidades

Prefeitura encaminha para licitação obra do novo CCZ

Fotos: Arte/PMC

 

O novo prédio do Centro de Controle de Zoonoses de Caraguatatuba (CCZ) que está sendo construído no terreno ao lado da atual sede terá 1.592 m² e contará com área de canil e gatil para abrigar até 140 animais, mais que o dobro do que o local suporta atualmente.

O empreendimento é totalmente setorizado por blocos, separando assim as estruturas técnicas das estruturas de atendimento a população. O local terá blocos destinados ao controle animal, veterinário, vacinação, depósito de rações e insumos, atendimento ao público, arquivo, depósito de material de limpeza, banheiros, vestiários e manipulação de praguicida.  Além disso, o novo CCZ contará com quatro baias para equinos.

O arquiteto responsável pelo projeto, Sandro Simões, ressalta a importância dessa obra. “Essa nova sede trará benefícios para os animais abrigados nos nossos canis e gatis, pois o CCZ hoje é um local insalubre, com piso abaixo do nível da rua e com problemas de escoamento de esgoto”, afirmou.

Segundo Simões, a construção é feita com base nas diretrizes da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), mas sofreu adaptações de acordo com a realidade vivida no município.

“A Funasa sugere trabalhar com números maiores em relação ao número de animais que podem ser recebidos, por exemplo. Mas infelizmente a situação não é tão fácil como a fundação prevê, nossos animais demoram a ser adotados, então a obra do novo CCZ está sendo feita seguindo o que sugere a Funasa, mas com adaptações ao nosso cotidiano. Temos que abrigar os animais num local onde eles não sofram com estresse, não fiquem doentes”, disse o arquiteto responsável.

Os funcionários também serão beneficiados com o empreendimento, como explica Simões. “Além de ganharem um novo local de trabalho, será possível aumentar a equipe de agentes do CCZ, melhorando a qualidade do serviço prestado a população e tirando a sobrecarga dos nossos servidores”, falou Simões.

Segundo a Secretaria de Obras Públicas de Caraguatatuba, o novo CCZ será entregue até o final do ano.

“A obra ajudará no atendimento dos animais e dará mais condições de trabalho aos profissionais que atuam no CCZ”, destaca o prefeito Aguilar Junior.

1 Comentário

  • Fiquei surpreso. Em meio a tantos problemas em diversos setores, como a educação, saúde, segurança, por vezes, a administração pública acaba deixando de lado a preocupação sobre as necessidades dos animais. Como munícipe, fico feliz em ver mais um novo prédio público sendo instalado em Caraguá. Ressalto também, a importante participação dos profissionais da arquitetura envolvidos no projeto, que nos auxiliam na gestão habitacional do município. Os animais agradecem!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.