Caraguatatuba

Sara Goldman Belz realiza exposição em Caraguatatuba

Tamoios News
Sara Goldman Belz e obras que estarão expostas na mostra Foto: Rosana Nunes/ MACC

Entre pinturas, aquarelas e colagens, a artista abre mostra neste sábado (14) no MACC

Por Adriana Coutinho

A artista plástica Sara Goldman Belz abre neste sábado (14) no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), a exposição ‘Sara Goldman Belz em Caraguatatuba’ a partir das 19h. São 140 obras sendo 50 pinturas e outros trabalhos que variam de colagens e aquarelas em tinta acrílica sobre tela e lona em vários formatos. A curadoria é de André Goldman, arquiteto e filho da artista. A mostra segue até 19 de outubro e pode ser visitada de terça a sábado, das 10h às 18h. A entrada é franca.

Belz é uma artista completa e inquieta, suas obras, vibrantes e coloridas . Pinta, desenha, escreve, canta e dança. Paulistana, enveredou primeiramente no universo da música através do piano, depois violão e voz e descobriu-se artista plástica em 1970 num curso de desenho com Antônio Carelli. Tem livros publicados. E nunca mais parou. Ainda bem.

Iniciou sua carreira como artista plástica em 1972 e se desnudou expondo tudo o que havia em seu interior. “Percorreu as mais variadas formas e vertentes estéticas, do “figurativo” ao profundamente abstrato, da tela bidimensional para o volume livre, dos materiais e modos tradicionais do óleo, do guache e do lápis passando pela xilo, litogravuras e escultura, até o esmalte sintético, veludo, gesso, areia e tudo o mais que a artista possa encontrar e usar em seu processo de expressão do seu universo próprio”, destaca André Goldman, curador da mostra. Está é a segunda exposição realizada pela artista no museu, a primeira foi em 2016.

Trajetória – Sara Goldman Belz realizou exposições  individuais e coletivas no Brasil e no exterior, entre elas a Bienal Internacional de Cuba. Ministrou cursos e oficinas por todo o Brasil, foi por oito anos diretora do Paço das Artes e supervisora de cultura da Subprefeitura de Santo Amaro por quase uma década. Mudou-se para Caraguá em 2013 integrando a equipe técnica do MACC como curadora de arte por quatro anos e assessora do Teatro Mario Covas pelo mesmo período. Foi secretária geral da Cooperativa de Artistas Plásticos de São Paulo  e presidente da Associação de Artistas Plásticos de São Paulo (APAP) por vários exercícios e é presidente de Honra vitalícia da associação. Produziu cerca de mil obras e continua produzindo em seu ateliê em Caraguatatuba. Visitas podem ser agendadas pelo contato (11) 991643244 (WhatsApp). Para conhecer mais sobre suas obras, acesse:  ateliersaragoldmanbelz.blogspot.com