Caraguatatuba

Suspeita de meningite bacteriana assusta mães que mantém filhos em creche de Caraguá

Tamoios News
Caraguá registra 58 mortes pela Covid-19, duas delas de moradores não residente

Mães de crianças que frequentam a creche João Lino da Cruz, no bairro Barranco Alto, na região sul de Caraguatatuba, estão apreensivas com o registro de um possível caso suspeito de meningite no estabelecimento.

Elas estão receosas de enviarem seus filhos para a creche, após um das crianças ter sido internada com suspeita de meningite. Segundo elas, a Vigilância Epidemiológica esteve no local para desinfecção e orientação, mas tem risco de infecção.

“A gente, como mãe, fica muito preocupada de encaminhar o filho para a creche enquanto não ficar definido se é ou não meningite e se ela é bacteriana”, argumentou uma moradora do bairro, que mantém um filho na creche do bairro.

Segundo ela, a direção do estabelecimento teria comunicado que ficaria a critério dos pais manter ou não as crianças na creche. Essa recomendação teria deixado os pais apreensivos.

No dia 15, a menina E.M.S, de dez meses, que frequenta a creche, foi internada na Santa Casa da cidade com suspeita de meningite. No dia seguinte, a menina teria sido removida para o hospital regional de São José dos Campos.

Meningite

Meningite é uma inflamação aguda das membranas protetoras que revestem o cérebro e a medula espinal, denominadas coletivamente por meninges. Os sintomas mais comuns são febre súbita e elevada, dor de cabeça intensa e rigidez no pescoço. Entre outros possíveis sintomas estão confusão mental ou alteração do estado de consciência, vómitos e intolerância à luz ou a barulho.

As crianças mais novas geralmente manifestam apenas sintomas inespecíficos, como irritabilidade, sonolência ou recusa em comer. A meningite causada por bactérias meningocócicas apresenta manchas características na pele.

A meningite bacteriana é a infecção que provoca a inflamação do tecido que envolve o cérebro e a medula, causada por uma bactéria como Neisseria meningitidis, Streptococcus pneumoniae, Mycobacterium tuberculosis ou Haemophilus influenzae, por exemplo.

Geralmente, a meningite bacteriana é uma situação grave que pode colocar em risco a vida da pessoa, caso não seja tratada adequadamente. Apesar disso, a meningite bacteriana tem cura, mas a pessoa deve ser levada para o hospital assim que os primeiros sintomas apareçam para receber o tratamento adequado.

Prefeitura

A Prefeitura de Caraguatatuba informou que a criança E.V.M.S., de 10 meses e 15 dias, cuja família é moradora do bairro Barranco Alto, região Sul da cidade, foi internada na Casa de Saúde Stella Maris na madrugada do dia 15, sábado e transferida no dia 16, domingo, para o Hospital Regional de São José dos Campos com suspeita de meningite bacteriana.

Uma equipe da Vigilância Epidemiológica está hoje pela manhã no Centro de Educação Infantil  João Lino da Cruz, do Barranco Alto, onde a criança está matriculada, tomando todas as medidas necessárias para o controle da doença , incluindo a leitura das carteirinhas de vacinação e orientações gerais aos funcionários da unidade. A CEI possui 160 alunos de zero a seis anos. Familiares também estão sendo orientados pela Vigilância Epidemiológica.