Caraguatatuba Notícias

Taxistas repudiam implantação de aplicativo de transporte

Tamoios News
Fotos: Adriana Coutinho/TN

O aplicativo 99Pop tem contrato com a Prefeitura apenas para cadastro de taxistas – que dizem não terem sido informados sobre o serviço na cidade

 

 

Por Adriana Coutinho

Cerca de 25 taxistas de Caraguatatuba estiveram reunidos na manhã dessa sexta-feira (15), na Praça da Cultura, em uma manifestação pacífica, porém contrária à entrada de um aplicativo de transporte na cidade – o 99Pop.

Após veiculação de propaganda nas rádios da região, informando que a empresa estaria neste local às 11h para realizar cadastro de motoristas particulares que quisessem aderir ao serviço, eles se dirigiram ao local para divulgar o posicionamento do grupo. Para não cessarem o atendimento de táxis na cidade, apenas alguns foram para a manifestação. Hoje Caraguá conta com mais de 60 motoristas registrados.

O aplicativo 99Pop é uma empresa com sede em São Paulo, registrada com o nome 99 Taxis Desenvolvimento de Softwares LTDA, localizada na Avenida dos Bandeirantes, 460, Brooklin Paulista.

Na propaganda veiculada nas rádios, convida motoristas particulares para aderirem ao serviço com a menor taxa do mercado – 16,99%. Eles estariam hoje e amanhã (15 e 16) das 11h às 19h, na Praça da Cultura para divulgar o serviço e auxiliar os interessados a efetuar o cadastro de adesão ao aplicativo.

Posicionamento – José Rogério da Costa, 50, coordenador dos taxistas de Caraguatatuba, fala sobre o posicionamento da categoria, que avalia ser algo que não traga melhoria aos profissionais, e nem ao serviço.

“Esse aplicativo vai nos atrapalhar, assim como os vários carros e motos trabalhando clandestinamente na cidade de maneira irregular. Pedimos o apoio das autoridades e da prefeitura que nos ajude. Nós temos impostos, investimentos nos veículos, temos alvarás, fazemos cursos para melhor atendimento aos clientes, somos grandes parceiros do município, visando por qualidade. Os passageiros também podem ser lesados por utilizar um serviço como esse, sem segurança nenhuma. Já com a nossa classe, se algo acontecer os clientes têm como nos localizar e resolver qualquer problema. Nós somos contrários a aderir ao aplicativo, mesmo que seja específico para nós, taxistas. Isso não nos interessa”, considera Costa.

Segundo os taxistas, os carros são vistoriados pela Secretaria Municipal de  Trânsito, Segurança e Defesa Civil, têm a mais nova frota do Litoral Norte, padronizada, contam com motoristas treinados e capacitados com cursos de condutor de táxi. São vários pontos de atendimento na cidade, de norte a sul do município. Um aplicativo particular cria uma disputa desigual.

A secretária de comunicação, Malu Baracat, e o secretário de Administração, Dr. Ricardo Suñer Romera Neto, estiveram no local para tirar as dúvidas dos motoristas de táxi. Segundo Baracat  “o contrato da Prefeitura com o 99Pop, foi para cadastrar os taxistas da cidade; se eles cadastrarem qualquer outro carro particular será atividade ilegal, serão reprimidos e autuados. A permissão deles é só para cadastro de táxis”.

Já os taxistas contaram que não foram comunicados pela Prefeitura quanto ao serviço em nenhum momento já que seria específico para a classe e são contrários à implantação do serviço de transporte na cidade.

Uma equipe de divulgadores do serviço chegou à Praça da Cultura por volta das 11h30 para cadastrar motoristas particulares, atendendo às especificações recebidas pela empresa. Como os motoristas de táxi se negaram a participar e os secretários se manifestaram contrários à essa ação de cadastro de particulares – diferente do que foi firmado com a 99 Pop – eles se retiraram do local e finalizaram a ação.

A empresa 99 Pop chegou a fazer contato com a reportagem, mas não foi localizada até o fechamento desta matéria para retomar a entrevista e dar seu posicionamento sobre a questão.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.