Caraguatatuba Cidades

Casa de Saúde Stella Maris, de Caraguatatuba, comemora Semana da Prematuridade

Tamoios News

A Casa de Saúde Stella Maris, de Caraguatatuba, comemora entre os dias 16 e 20/11, a Semana da Prematuridade. O evento contará com a divulgação de entrevistas e depoimentos de profissionais da UTI Neonatal do Hospital e de mães de bebês prematuros nascidos no Stella Maris, por meio das páginas da instituição no Facebook (https://www.facebook.com/casadesaudestellamaris) e no Instagram (https://www.instagram.com/casadesaudestellamaris).

A Semana da Prematuridade tem por objetivo homenagear famílias e bebês prematuros, promover o reconhecimento dos profissionais envolvidos nos cuidados dos bebês prematuros e sensibilizar a população sobre o tema.

Referência

A UTI Neonatal da Casa de Saúde é referência no atendimento à população do Litoral Norte. Conta atualmente com 11 leitos e o suporte de uma equipe multidisciplinar que envolve médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogas e assistentes sociais.

Segundo o coordenador da UTI Neonatal da Casa de Saúde Stella Maris, Fábio Satoshi, todo bebê que nasce antes da mãe completar 37 semanas de gestação é considerado prematuro. “Como não tiveram tempo de amadurecer dentro da barriga da mãe, muitas deles necessitam do suporte da UTI Neonatal para que desenvolvam a capacidade de respirar, sugar e deglutir”, explica o médico.

Fragilizada com o nascimento precoce, a família do recém-nascido também conta com o apoio dos profissionais da UTI Neonatal que ajudam no enfrentamento da situação oferecendo apoio e orientação.

Programação da Semana da Prematuridade da Casa de Saúde Stella Maris

16/11: O que é prematuridade? Dr. Fábio Satoshi, coordenador da UTI Neonatal

17/11: Acompanhamento da Fisioterapia e relato uma mãe de prematuro

18/11: Acompanhamento da Enfermagem e relato de uma mãe de prematuro

19/11: A vivência das mães na UTI Neonatal

20/11: A importância do aleitamento materno e do Banco de Leite