Cidades São Sebastião

Cecília Meireles e Melhores Crônicas, na live do Todas por Elas na Literatura-em casa

Tamoios News

O olhar sobre o cotidiano na obra da escritora Cecília Meireles será o tema da reunião online de junho/2020 do Todas por Elas na Literatura-em casa , na próxima terça (30), com o livro Melhores Crônicas.

Em tempos de pandemia, a proposta é compreender a visão que Cecília tinha dos problemas sociais da época e dos movimentos culturais e políticos dos quais participou entre 1930 e 1964, ano em que morreu. Nesse período, Cecília Meireles escreveu cerca de 2.500 crônicas, com um olhar crítico sobre o contexto social e na defesa da educação, da literatura e da criança.

O Todas por Elas na Literatura é o grupo de leitura de livros escritos por mulheres, do Instituto MPUMALANGA. Em virtude da COVID-19, as reuniões mensais presenciais na Casa Brasileira estão agora em formato online, pela plataforma www.facebook.com/institutompumalanga

Primeiro destaque feminino na literatura brasileira do início do século XX e considerada um dos grandes nomes da poesia, Cecília nasceu em 7 de novembro de 1901, perdeu os pais ainda criança e estreou na poesia em
1919, aos 18 anos, com “Espectros”. A escritora trouxe em sua obra as características do Simbolismo, último movimento das artes antes do Modernismo, que propunha um mergulho no espírito e o resgate dos
símbolos.

Cecília Meireles fez parte do grupo de poetas que marcou a chamada “Poesia de 30”, mas estudiosos como João Adolfo Hansen afirmam que ela era um “poeta moderno, mas não modernista”. Atuou de forma crítica no exercício do jornalismo e, na Educação, como pedagoga, defendia a escola pública, laica e obrigatória.

Com curadoria literária da escritora e antropóloga Janaina de Figueiredo, a live do Todas por Elas na Literatura, da próxima terça (30/06), a partir das 19h , será pelo Facebook do MPUMALANGA e terá como convidadas:

Denise Guilherme, Mestre em Educação e professora de Literatura. Idealizadora da Taba, empresa especializada em curadoria de livros infantis e juvenis, com foco na formação de leitores.

Dayse Mara Ramos da Silva, Mestre em Letras e Professora de Línguas, é Doutoranda em Educação (PUC-SP), especialista em Ensino de Língua Italiana a Estrangeiros e professora do Instituto Singularidades.

Cristiana Santana Moreira, Mestre em Educação, graduada em Pedagogia e especialista em alfabetização e psicopedagogia. Pesquisadora do Cenpec.

O projeto Todas por Elas surgiu com a “proposta de conectar mulheres em torno do empreendedorismo e o grupo de leitura Todas por Elas na Literatura, em seu terceiro ano, visa fortalecer a capacidade de diálogo e de participação social da mulher por meio da leitura ”, explica a advogada Ana David, coordenadora do projeto.

Reunião online sobre a obra Melhores Crônicas |Cecília Meireles
GRATUITO
 Dia: 30 de junho/2020 –
 Horário: 19h às 20h30 – Faixa etária sugerida: 14 anos
 Local- Plataforma Facebook do Instituto Mpumalanga:
www.facebook.com/institutompumalanga/