Cidades Ubatuba

CEJUSC de Ubatuba oferece serviço virtual

Em tempo de Pandemia, o Tribunal está buscando formas de realizar as sessões de conciliação de forma virtual, isso em todo o Estado de São Paulo. Em Ubatuba, o CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos) implementou uma unidade Virtual onde as pessoas podem ingressar com suas ações somente clicando no endereço publicado em redes sociais.

A unidade já iniciou o atendimento ao público com funcionamento das 13 às 17 horas, de segunda até sexta-feira. já foram realizadas sessões de conciliações e ajuizamentos, tudo simultaneamente. A iniciativa está sendo elogiada por advogados, conciliadores e usuários.

“Estamos trabalhando com procedimentos pré processuais, onde os cidadãos podem buscar resolver seus conflitos sem a necessidade de um processo judicial através da internet, ou seja online”, explica Tânia Cristina Rimonatto,  gestora da unidade do CEJUSC em Ubatuba.

Segundo ela, a unidade está “abrindo as portas” para a população continuar usufruindo dos serviços, através de uma unidade Virtual onde as pessoas poderão ingressar somente clicando no endereço publicado em redes sociais,
através do computador, basta fazer um cadastro rápido; no celular, para participar das salas de áudio a pessoa deve baixar o aplicativo.

“Estamos reproduzindo o Cartório físico no espaço virtual, através da ferramenta Discord. Essa ferramenta nos proporciona criar várias categorias de salas onde há chat, voz e vídeo. E todas as salas podem ser usadas concomitantemente. Tudo individualizado para que não haja a exposição do atendido”, contou Tânia.

Segundo Tânia, no final de abril, foi autorizado a realização de sessões virtuais e tiveram início os treinamentos para conhecer a plataforma escolhida pelo TJSP. A plataforma não supriu as necessidades do CEJUSC, uma vez que o principal objetivo é o atendimento ao Cidadão.

“Assim buscamos uma forma de atender essa necessidade. Busquei em outras ferramentas uma que pudesse proporcionar um contato mais “humano” com aqueles que nos procuram. Vi no Discord essa possibilidade. Então durante esse mês de maio fizemos a construção da Unidade Virtual naquela ferramenta, fizemos treinamentos e testes e no dia 15 passado realizamos nossa primeira sessão virtual em um procedimento já ajuizado na plataforma.
Já atendemos reclamação contra empresas, cobranças de condomínio e família. Estamos já preparados para receber ajuizamentos, bem como o envio dos processos dos Cartórios para realizar as sessões de conciliação em processos encaminhados pelos juízes da Comarca”, explicou.

.
A unidade de Ubatuba dividiu várias salas para atendimento virtual. Na recepção, são seis pessoas que prestam serviço referente a cidadania, bem como o encaminhamento para um dos balcões ou sala de espera para sessão, conforme o caso.

Nos balcões de atendimento, são quatro pessoas, que fazem a triagem e informando os eventuais documentos necessários para o ajuizamento.

Nas três salas de Ajuizamento, as pessoas atendidas podem juntar os documentos por foto ou em PDF para depois serem juntados no procedimento pré-processual, onde há a segurança de o próximo atendido naquela sala não tenha visão do que foi postado anteriormente naquele chat, mantendo as informações seguras e acessíveis somente para os funcionários do CEJUSC.

Na sala virtual do Cartório, os funcionários se agrupam para melhor comunicação e postagem de documentos necessários do cartório e orientações. Na Sala de espera, os advogados aguardam o início da sessão, podendo conversar entre eles enquanto aguardam.

Na Sala de conciliadores, as pessoas aguardam o início das sessões ou solicitam o auxílio dos funcionários em caso de eventualidades, bem como é o local onde são realizadas as reuniões com os conciliadores para treinamento e instruções.

Nas Salas de sessões – onde são realizadas as sessões de conciliação, cada uma com uma sala privativa para conversa entre advogado e cliente, se o caso, todas trancadas não tendo acesso de pessoas que não façam parte daquela sessão.
Uma estrutura dentro de um aplicativo que nos proporciona um atendimento mais pessoal e totalmente personalizado para qualquer tipo de cidadão, dentro do que realmente se trata a essência de um CEJUSC.

!