Caraguatatuba Cidades

Cinco pacientes já foram curados da Covid-19 em Caraguatatuba

Tamoios News
Dr. médico Gustavo Boher, 53 anos, curado da Covid-19

Cerca de 72% dos leitos UTI da Santa Casa de Caraguatatuba estão ocupados. Na segunda-feira(20), 100% dos leitos Covid-19 estavam ocupados por pacientes com suspeita de coronavírus.

Na UTI Covid-19 da Casa de Saúde Stella Maris há sete leitos, sendo cinco ocupados – quatro utilizando respirador e ainda há outros dois leitos disponíveis com respiradores.

Dos sete leitos da Enfermaria Covid-19, no hospital, há quatro com pacientes. No setor de Pediatria – UTI e Enfermaria – não há nenhuma criança internada.

No Hospital Regional há 10 leitos com respiradores, sendo cinco ocupados com pacientes de Caraguatatuba e um por uma pessoa transferida de Taubaté.

Mortes

Caraguatatuba registrou o terceiro óbito provocado pelo novo coronavírus (Covid-19). Um idoso de 62 anos deu entrada em unidade hospitalar no dia 14 de março, mas veio a óbito na terça-feira (21) na Casa de Saúde Stella Maris. Ele tinha doença cardíaca crônica e o diagnóstico para Covid-19 foi confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL).

Este é o terceiro óbito confirmado na cidade, que ainda registra outros cinco casos suspeitos que aguardam resultado do Instituto Adolfo Lutz.

O óbito suspeito mais recente foi registrado nesta quarta-feira (22/04). Um idoso de 85 anos deu entrada no dia 18 de abril na Casa de Saúde Stella Maris com síndrome respiratória aguda grave. Ele era do grupo de risco e a Secretaria de Saúde aguarda confirmação do IAL.

Curados

Na contramão dos óbitos, a cidade registrou mais três pacientes com alta da quarentena, após testarem positivo para Covid-19, em exame feito por laboratório credenciado. Com isso, já são cinco pacientes curados.

Os três que receberam alta, recentemente, foram o médico Gustavo Boher, 53 anos, que trabalha na UPA Centro; um administrador de 52 anos e uma auxiliar administrativa, 31 anos, ambos da Organização Social João Marchesi, entidade que administra as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

Boher contou que os sintomas começaram com febre de 38 graus, calafrio, dores de cabeça e no corpo. Em seguida, começou a ter tosse e falta de ar. Foi aí que procurou atendimento na UPA do Centro.

“Fui imediatamente atendido e transferido para fazer uma tomografia nos pulmões, na Casa de Saúde, onde foi constatado indícios da doença. Também fizeram coleta de material (SWAB) na garganta e narinas,  enviado ao Instituto Adolfo Lutz, que confirmou a Covid-19. Fiquei três dias internado, respondi bem às medicações e tive alta no dia 3 de abril. Depois da alta já cumpri a quarentena e sinto-me plenamente recuperado e sem sequelas. Pronto para voltar ao combate e ajudar os pacientes”, afirmou.

.