Caraguatatuba Cidades

Coletores de “bituca de cigarro” são instalados em diversos pontos em Caraguá

Tamoios News

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), iniciou nesta sexta-feira (28/5), um projeto-piloto de educação ambiental, que incentiva o descarte correto de bitucas de cigarro em nove pontos da cidade.

Foram instalados coletores de bitucas em seis espaços turísticos do município: Mirantes da Orla (Por do Som), Entreposto de Pesca do Camaroeiro, Complexo Turístico ‘Mirante do Camaroeiro’, Parque Trombini, Feira do Artesão e Calçadão.

Além destes locais, as praias Martim de Sá, Prainha e Cocanha também receberam cinzeiros de praias confeccionados com bambu, onde o banhista tem um lugar para descartar corretamente as cinzas e as bitucas.

O projeto é realizado em parceria com a empresa Poiato Reciclagem, a única no mundo patenteada para reciclagem de bitucas de cigarro, há 10 anos. A empresa, uma vez por mês, realizará a coleta dos resíduos.

O material recolhido será enviado para uma usina de reciclagem de bitucas, para ser descontaminado e transformado em massa celulósica (papel). A ideia é que o produto reciclado retorne ao município, sendo direcionado para entidades sociais, utilizarem em projetos de artesanato com a população.

Segundo o sócio da empresa, Gabriel Poiato, os resíduos e bitucas de cigarro danificam o meio ambiente, ecossistemas e paisagens, e embora a população esteja mais atenta, ainda há um longo caminho a ser percorrido até que esse problema seja resolvido. “Com a implantação deste projeto, cerca de 5 mil bitucas deixarão de ser descartadas incorretamente nas praias e ruas”, explicou.

A secretária da SMAAP, Tatiana Soares Scian, explica que a bituca de cigarro representa uma quantia significativa dos resíduos coletados nas ações de limpeza de praias. “O descarte incorreto, muitas vezes ocorre pela falta de consciência da parte do fumante ou pela falta de locais corretos para a dispensa dos cigarros. Sendo assim, este projeto já oferece uma solução e a previsão é que mais locais sejam contemplados”, disse.

Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba