Caraguatatuba Cidades

Comandante de Airbus 320 afirma que Caraguatatuba tem capacidade para receber aeronaves com até 200 passageiros

Tamoios News

Uma das palestras mais esperadas dentro do Empreenda Caraguatatuba 2019 foi a de Luiz Otávio Cristo Cabral, comandante de Airbus 320, que falou sobre “Aeroporto de Caraguatatuba – Desenvolvimento Econômico e Progresso Social”.

Aos presentes, ele falou que é totalmente viável a implantação de um aeroporto com capacidade para receber aviões de grande porte com capacidade para até 200 passageiros.

Para o município, o principal retorno seria o turístico, com as pessoas chegando com mais rapidez na região, sem o risco de ficarem presas no trânsito.

“Quantos estrangeiros vêm para São Paulo e que poderiam dar uma esticadinha a mais para o litoral se tivesse essa facilidade e agilidade de locomoção? Poderiam até trazer seus familiares que ficaram aqui enquanto eles tratassem de negócios. Temos aqui praias paradisíacas que não têm em muitos lugares do mundo!”, frisou.

Ele ainda fez um comparativo com Balneário Camboriú (SC) que tem quase que a mesma população de Caraguatatuba e é extremamente desenvolvida por conta do Aeroporto de Navegantes que facilita o acesso. “A cidade recebe em torno de 4 milhões de turistas por ano enquanto um pouco mais de 4,3 milhões é dividido entre as quatro cidades do Litoral Norte – Caraguá, São Sebastião Ilhabela e Ubatuba”.

Cabral lembrou que esse movimento se traduz em geração de renda, emprego, desenvolvimento, o que uma cidade precisa para crescer.

Local para o aeroporto tem definido no Plano Diretor da cidade, nas proximidades da Fazenda Serramar. Ser concorrente com Ubatuba, que possui o aeroporto Gastão Madeira, ele descarta uma vez que essa unidade receberia aeronaves de pequeno porte e privadas, assim com Paraty e Angra dos Reis. “Falamos aqui de aviões comerciais, executivos que trarão turistas para a região”.

Outro ponto abordado por ele é em relação à região montanhosa. De acordo com o comandante, “existem procedimentos de aproximação por GPS e investimento em infraestrutura que mesmo dentro de áreas de montanhas é alocar um aeroporto para atender a necessidade da cidade”.

Mestrando em Safety e Aeronavegabilidade continuada pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), formado em Aviation Science pela North Shore Community College (Massachussets, EUA) e Transporte Aéreo pela Universidade de Guarulhos (UNG), Luiz Cabral atua como instrutor de voo e de disciplinas ligadas a treinamento de pilotos e é diretor da Charlie 0, empresa de consultoria em treinamentos aeronáuticos.

Por conta disso, ele contou que tem estudado mais ainda sobre essa possibilidade de Caraguatatuba ter seu aeroporto.

A proposta é referendada pelo prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, que confirma que desde o início do ano Cabral demonstrou a vontade de implantar o projeto. “É mais um modal para se chegar a Caraguatatuba, que ainda pode crescer mais e ganhar o mundo”.

Presente à palestra, o corretor de imóveis Celso Esteves contou que viveu em Balneário Camboriú por oito anos e vivenciou todo o desenvolvimento da cidade. Desde 2010 ele se mudou para Caraguatatuba ao perceber que essa também é uma possibilidade de crescimento advinda com a duplicação da Rodovia dos Tamoios e seus Contornos, porto e agora aeroporto.