Cidades Ilhabela

Comunidade do Bonete recebe Desfibrilador Externo Automático de doador anônimo

A comunidade do Bonete recebeu de um doador anônimo um aparelho DEA (Desfibrilador Externo Automático). O aparelho era uma antiga reivindicação da comunidade.

Após o recebimento da doação, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde e o Samu ofereceram um treinamento para os moradores. “O treinamento já foi concluído no Bonete, as aulas foram ministradas com a equipe de enfermagem e os moradores, a equipe do Samu demonstrou simulações de situações que já ocorreram na comunidade e outras que poderão vir a acontecer, que necessitam o uso do aparelho e outros cuidados”, declarou o secretário de Saúde, Gustavo Barboni.

O treinamento de capacitação é prestado pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a qualificação fornece conhecimento sobre: Avalição Primária, Avalição Secundária, Biossegurança, cuidados com as vítimas em crise convulsaria e em acidente vascular encefálico anafilaxia, traumas na coluna, trauma de extremidades e parada cardiorrespiratória.

Mais aparelhos

A Prefeitura de Ilhabela adquiriu recentemente mais dois aparelhos DEA, que substituirão os que estão em uso pelo Samu. Um dos aparelhos antigos será direcionado para a comunidade de Castelhanos e o outro para o Paço Municipal, e poderão ser utilizados assim que o treinamento for ministrado.

*Informações da Prefeitura de Ilhabela