Cidades Ubatuba

Confira o funcionamento da Prefeitura de Ubatuba no feriado de 12 de Outubro

Tamoios News
Foto: Renata Takahashi

A Prefeitura de Ubatuba informa que, devido ao feriado nacional do dia 12 de outubro, alusivo à Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, encerra seu expediente às 15 horas de sexta-feira, 09 e retoma normalmente seu funcionamento às 9 horas de terça-feira, 13.

É importante lembrar, ainda, que mesmo com o acesso das praias liberado, solicitamos que evitem aglomerações na cidade devido à pandemia da Covid-19 – que ainda não acabou.

Aos que forem circular no município, devem lembrar do uso obrigatório de máscara e da higienização constante das mãos.

Página da Covid-19

O endereço do site oficial sobre a Covid-19 em Ubatuba é: https://www.ubatuba.sp.gov.br/covid-19/. Nele, é possível conferir todas as notícias publicadas sobre o tema, bem como os boletins epidemiológicos diários emitidos que detalham o quadro da doença no município e os Decretos e documentos oficiais publicados durante esse período.

Unidades de Saúde

Todos os postos da Estratégia de Saúde da Família (ESF) funcionam normalmente até às 17 horas desta sexta-feira, 09, e reabrem normalmente no dia 13, a partir das 7 horas.

Permanecem abertos durante todo o feriado, o Pronto Atendimento da Maranduba, com funcionamento diário 24 horas, e o Pronto Atendimento do Ipiranguinha 12h, que está funcionando na UBS Cícero Gomes, na rua Batista de Oliveira, 199, esquina com a av. Prof. Thomaz Galhardo (na entrada da cidade), das 7h às 19h (senhas distribuídas até as 18h30).

A Santa Casa oferece atendimento diário regular 24 horas. Em caso de emergências, acione o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – pelo 192.

Importante

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente, vai até o dia 30 de outubro, tendo o dia 17 de outubro como o “ dia D”.

✔ campanha da Poliomelite – público-alvo são crianças a partir de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade;

✔campanha de Multivacinação- população não vacinada ou menores de 15 anos que não tenham completado as doses.

Confira a relação de postos de vacinação e horários em: https://www.ubatuba.sp.gov.br/sms/polio2020/

Coleta de Lixo

Realizada pela Sanepav, a coleta do lixo funciona com a programação prevista nos bairros em dias e horários normais, sem alteração.

Coleta seletiva

Retomada recentemente na região central, a coleta seletiva não funciona na segunda-feira, 12, voltando a suas atividades normais na terça-feira, conforme cronograma divulgado.

Fiscalização

De acordo com o setor de Posturas e a Vigilância Sanitária de Ubatuba, a fiscalização acontece nas praias e comércios. Durante o fim de semana e feriado, as ações serão intensificadas, com vistorias orientativas no sábado, no domingo e na segunda-feira, nos mesmos moldes das que já vem ocorrendo em toda a cidade. Autuações serão feitas caso necessário.

Funcionamento hotéis, bares e restaurantes

Comércio em geral

-Todos os dias da semana, inclusive em feriados prolongados, até as 22 horas;

-Continuam a valer as regras de 30% de ocupação máxima do espaço reservado ao público/clientes, de acordo com a metragem quadrada de cada estabelecimento, devendo constar em lugar visível para os órgãos de fiscalização a lotação máxima do estabelecimento;

-Obrigatório uso de máscaras e álcool em gel.

Meios de hospedagem

Funcionamento com 50% da capacidade total, seguindo protocolo sanitário do governo do Estado de São Paulo e recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em relação a hóspedes que apresentem sintomas.

Quiosques e ambulantes

Funcionamento com protocolos da vigilância sanitária – uso de máscaras, da disponibilização de álcool gel, distanciamento e da capacidade de apenas 30%.

Restaurantes

-30% de ocupação, sem aglomeração, respeitando o horário

– obrigatório o uso de máscaras e disponibilização de álcool em gel

– Está permitido o sistema de alimentação pelo autosserviço “self service” nos restaurantes, com a utilização e o fornecimento de luvas descartáveis de forma individual aos clientes, que deverão servir-se obrigatoriamente com o uso adequado de máscaras faciais e, ainda, uma serie de recomendações, como higienização constante e barreiras salivares.

*Informações da PMU