Cidades São Sebastião

Consulta online sobre operação “Ship to Ship” no Tebar será encerrada no sábado(25)

Tamoios News

A Transpetro encerra nesta semana, a consulta pública sobre o processo de operação “Ship to Ship” no Tebar(Terminal Marítimo Almirante Barroso), em São Sebastião. A consulta online será finalizada no sábado, dia 25 de julho.

A consulta tem como objetivos divulgar e colher manifestações da população sobre o trabalho de transferência de produtos diretamente de um navio supridor para outro navio aliviador, em São Sebastião, realizado de acordo com regulamentos e convenções internacionais,

As informações estarão disponíveis no site da empresa (https://bit.ly/2OlBTvk) onde a população poderá conhecer melhor os procedimentos, dar sugestões e fazer questionamentos ou comentários.

Operado pela Transpetro, o Tebar é o maior terminal aquaviário da América Latina, e abastece cerca de 60 milhões de brasileiros por meio de quatro refinarias do estado de São Paulo: Paulínia (Replan), Vale do Paraíba (Revap), Capuava (Recap) e Presidente Bernardes (RPBC).

O petróleo é transferido às refinarias pelos oleodutos São Sebastião – Guararema (Osvat) e Santos – São Sebastião (Osbat). Os derivados entram e saem do terminal pelo oleoduto Guararema-Paulínia (Osplan). Outra forma de movimentação é o envio dos derivados por navios para outros portos nacionais ou para exportação.

As operações de transbordo atracado a contrabordo otimizam o tempo de permanência de navios para exportação nos berços do Tebar. Todos os procedimentos operacionais e de segurança são baseados no “Ship to Ship Transfer Guide” e “International Safety Guide for Oil Tankers and Terminals” da Oil Companies International Marine Fórum (OCIMF), entidade amplamente reconhecida pela IMO (Organização Marítima Internacional das Nações Unidas – ONU) no estabelecimento de padrões de segurança e meio ambiente no transporte e movimentação de hidrocarbonetos por navios e terminais.