Cidades Ubatuba

Covid-19: Aldeias guaranis, em Ubatuba, estão sem alimentos e produtos de higiene

Tamoios News

Por Salim Burihan

Os guaranis das aldeias Boa Vista e Rio Bonito, em Ubatuba, estão necessitando de alimentos e produtos de higiene.

Isolados desde o início de março em suas aldeias, devido a pandemia do coronavírus, os  guaranis precisam de doação de alimentos para alimentar as  64 famílias que vivem nas duas comunidades.

Como ninguém entra e ninguém sai das aldeias, medidas adotadas pelas lideranças para impedir que o coronavírus não chegue às comunidades, os guaranis estão impossibilitados de vender seus artesanatos e com o dinheiro arrecadado comprar alimentos.

Segundo um dos líderes da aldeia Boa Vista, no Prumirim, região norte de Ubatuba, Adílio Wera Paraguassu, nem a prefeitura da cidade e nem a Funai estão dando assistências as duas comunidade guaranis.

O isolamento social dos guaranis está colaborando para que o coronavírus não chegue nas aldeias. Segundo Adílio, da aldeia da Boa Vista, nenhum dos guaranis foi infectado pelo vírus até o momento.

Segundo Adílio, o maior problema é a falta de alimentos e produtos de higiene nas duas aldeias.   “Ainda nada de ajuda da Funai,  muito menos, da prefeitura”, comentou ele. As pessoas que puderem fazer doação de alimentos podem fazer a entrega no postinho de Saúde da aldeia Boa Vista, no Prumirim.

A guarani Iris Parakau disse que as aldeias necessitam de Leite, feijão, arroz, trigo, óleo, sal, fubá, macarrão, açúcar e produtos de higiene pessoal, como sabão.

As pessoas interessadas em fazer doação podem entrar em contato com Adílio pelo telefone  (12) 99706-0638, ou com Iris pelo telefone (12) 99784-5822.

Quem preferir levar os alimentos e produtos de higiene até a Aldeia Boa Vista, o acesso à aldeia é pela Rodovia Rio-Santos (BR-101), Km 29,5, sentido Ubatuba-Paraty. A estrada que leva até a aldeia fica a cerca de 500 metros antes da Cachoeira do Prumirim. Uma estrada de terra com cerca de 1,5 km leva até a aldeia.