Cidades Ubatuba

Covid-19: Bloqueios tentam evitar entrada de turistas na região

Tamoios News
Barreira sanitária realizada em São Sebastião

A Prefeitura de São Sebastião, Ubatuba e Caraguatatuba  continuam com as ações de bloqueio sanitário nos acessos até suas cidades. O objetivo é conscientizar os turistas para que evitem as cidades neste período de quarentena devido a pandemia de coronavírus. Acessos às praias e aos pontos turísticos continuam proibidos na região.

Em São Sebastião, o bloqueio educativo está sendo feito nas divisas com Bertioga e Caraguatatuba, das 9h às 17h, e tem o objetivo de conscientizar os motoristas de carros com placas de outras cidades sobre a necessidade do isolamento social, e informar as medidas básicas de prevenção à COVID-19.

A prefeitura também está realizando o monitoramento de possíveis sintomas nos passageiros, a desinfecção dos pneus com hipoclorito (desinfetante que combate o coronavírus) e a realização de breves questionários para acompanhamento da vigilância em saúde e sanitária.

Cerca de cem funcionários estão envolvidos nesses bloqueios, entre eles,  da Secretarias de Saúde (SESAU), Segurança Urbana (SEGUR), Departamento de Vigilância em Saúde, Fundação de Saúde Pública (FSPSS), Guarda Civil Municipal (GCM), Departamento de Trânsito (DETRAF), e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC).

Em Caraguatatuba, a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão instalou barreiras sanitárias em alguns pontos da cidade onde será medida a temperatura das pessoas que chegam ao município, como também a higienização dos veículos.

Já a Defesa Civil e agentes de Trânsito, junto com o Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) realizam mais uma operação em Caraguatatuba com o objetivo de orientar banhistas e frequentadores a não ficarem nas praias.

Com carros de som, os agentes vão percorrer a orla de ponta a ponta da cidade, das 8h às 17h30, com avisos sobre a importância de não se aglomerar nesse momento. As equipes também devem conversar com os banhistas, pedestres e ciclistas que estiverem foram de seus lares. Denúncias podem ser feitas pelo Canal 156 ou da Polícia Militar pelo 190.

Em Ubatuba, a prefeitura, também, deve instalar barreiras sanitária na Rio-Santos e Oswaldo Cruz, para informar turistas e veranistas que o município continua em quarentena até o dia 10 de maio, conforme o decreto n. 7329/2020, que consolida as medidas de enfrentamento à transmissão da Covid-19.

Os agentes irão informar que estão mantidas as medidas de fechamento das praias a pessoas e veículos e vedadas as atividades e comportamentos que possam ocasionar qualquer tipo de aglomeração. Somente algumas atividades empresariais ou de prestação de serviços essenciais são permitidas.

Turistas e veranistas serão comunicados ainda que continuam fechados os estabelecimentos comerciais de atração turística, como museus, aquário, cinemas, shopping centers, quiosques e bares, casas noturnas, pousadas, hotéis, hostels e outros meios de hospedagem, espaços para festas diversas, reuniões ou eventos de cunho político, religioso ou de qualquer natureza, academias de musculação e ginásticas, concessionárias e revendas de veículos e motos, bem como a pesca amadora.