Cidades Ubatuba

Covid-19: Estudantes de Ubatuba participam da construção de respiradores

Tamoios News

Alunos da EM Tancredo de Almeida Neves, que já integram o programa Ubatuba Sat, vão contribuir com um projeto de construção de respirador auxiliar desenvolvido com peças de automóveis pelo engenheiro Arlindo Romero.

Os estudantes, que possuem conhecimentos técnicos em construção de satélites, devem iniciar os trabalhos assim que o parecer favorável da “Comissão de Acompanhamento dos Estudos Técnicos” for emitido. O grupo, montado pela Prefeitura para acompanhar a viabilização de uso dispositivo no auxílio ao combate à Covid-19, se reuniu na última terça-feira,19, para a realização de testes.

“Por ser um projeto tecnicamente simples, mas cuja eficácia deverá salvar muitas vidas, estamos prontos para colocarmos em prática nossos conhecimentos e ajudar “, disse o coordenador do projeto Ubatuba Sat, Cândido Moura.

Para Pollyana Gama, secretaria de Educação, a parceria “revela o quanto o conhecimento é potencializado na medida que pode ajudar a comunidade e conferir sentido à vida das pessoas, tanto de quem participa na sua construção, quanto de quem receberá seu auxílio”.

”É educação e ciência a serviço da vida”, acrescentou o prefeito Délcio Sato.

Entenda o projeto

As secretarias municipais de Educação e Saúde de Ubatuba receberam, do engenheiro Arlindo Romero, um projeto de um respirador auxiliar desenvolvido com peças de automóveis guardados em sua garagem, ou seja, algo simples, barato e rápido de ser colocado em prática. O primeiro contato foi feito no final de abril.

A proposta visa estabelecer parceria com o poder público para a execução do projeto. Enquanto as secretarias de Saúde e Assuntos Jurídicos contribuem com suporte técnico e legal, a secretaria de Educação vai colaborar auxiliando na execução.

Arlindo Romero tem uma extensa carreira no automobilismo. Atuou no Rally Paris-Dakar, como engenheiro na Stock Car, dentre outras categorias. Seu protótipo utiliza o motor do limpador de para-brisa do carro que, segundo ele, é um motor robusto desenvolvido para ser utilizado por várias horas seguidas.