Cidades Ubatuba

Covid-19: Prefeitura de Ubatuba irá fornecer marmitex aos alunos

Tamoios News

Diante da prorrogação do período de quarentena e visando atingir o maior número de alunos da rede municipal de ensino, a partir de 25 de maio, será implantado o programa de alimentação escolar “É pegar e levar”.

A iniciativa consiste em fornecer a alimentação pronta, em marmitex de isopor, para cada aluno da rede municipal de ensino de Ubatuba, contemplando desde o Berçário I ao Ensino Médio e, também a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Todos os alunos têm o direito de receber uma alimentação completa diária, independentemente da quantidade de alunos por família. A única exigência é que o estudante seja regularmente matriculado.

Os cardápios serão específicos para cada fase, como papinhas e sopas para os bebês, que ainda receberão uma lata de fórmula semanalmente, até a alimentação sólida, como macarrão, polenta, arroz, feijão, carne/frango/peixe e frutas para os já mastigam ou os alunos do Fundamental I e II, Ensino Médio e EJA.

O horário para retirada desses marmitex será das 11h às 13h, de segunda à sexta-feira, nas escolas da rede municipal. Todos os cuidados para que não haja aglomeração também estão sendo tomados, inclusive, com marcações no chão para garantir o distanciamento entre as pessoas. Toda uma logística já está sendo pensada e colocada em prática para capacitar as merendeiras e não permitir que falte máscaras, luvas e álcool 70° para o manuseio dos insumos.

As famílias interessadas em receber a alimentação pronta devem entrar em contato com a equipe gestora da unidade de origem das matrículas entre os dias 18 a 22 de maio. Um cadastro para confirmar o interesse deverá ser preenchido – lembrando que é nesse momento que deverá ser informado se o estudante apresenta restrição alimentar.

Apenas adultos devem se dirigir às escolas para a retirada da alimentação, sem estarem acompanhados de crianças. Lembrando que além de utilizarem máscara, devem levar uma sacolinha ou bolsa para armazenar os marmitex e levá-los para casa.

Medidas

Desde o início do distanciamento social, ocasionado por conta da pandemia mundial do Covid-19, a secretaria Educação de Ubatuba vem empreendendo ações para garantir alimentação aos alunos da rede.

Sob o respaldo legal do Programa Nacional de Alimentação Escolar e com o acompanhamento e apoio do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, a seção de Alimentação Escolar disponibilizou todo o estoque alimentar que havia nas unidades, que culminou na montagem de 1500 kits distribuídos às famílias de alunos da rede municipal, em todas as regiões da cidade.