Cidades São Sebastião

Covid-19: Prefeitura libera várias atividades comerciais com restrições

Tamoios News

A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Comitê de Gestão de Crise (GDC), anunciou a flexibilização do comércio visando à manutenção da economia do município.

Apesar das determinações da OMS(Organização Mundial da Saúde) e do decreto estadual que limita abertura apenas de atividades essenciais, o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, decidiu liberar a partir de amanhã, segunda-feira(6), várias atividades comerciais com restrições.

Na terça-feira(7), o governador João Doria deverá estender por mais 15 dias a quarentena no estado. As demais prefeituras da região seguem as determinações do decreto estadual permitindo apenas atividades essenciais em seus municípios.

São Sebastião tem dois casos confirmados de Covid-19, uma morte confirmada pelo vírus e outras três em investigação. São investigados 25 casos suspeitos da doença.

O prefeito decidiu liberar o trabalho de ambulantes, bares e lojas de roupa no sistema delivery. Liberou também o trabalho em óticas, salão de estética e cabelereiros desde que sejam atendidos um cliente por vez, sem aglomeração.

A flexibilização permite que ambulantes atendam em frente às suas residências, sem aglomeração, sem venda de consumo para o local, mas ficam autorizadas as vendas e que os clientes consumam em suas residências.

Segundo a prefeitura, tanto comerciantes como consumidores precisam seguir as determinações do Plano Municipal de Contingência para Infecção Humana pelo Novo Coronavírus, utilizando máscaras e realizar assepsia total. As regras não podem ser descumpridas, caso contrário, a licença do comerciante poderá ser cassada. Todas as medidas visam evitar aglomeração.

Donos de bares não estão autorizados de fornecerem bebidas para consumação no estabelecimento, mas os interessados devem entrar com contato com a Prefeitura para solicitarem autorização de fornecimento de bebidas para viagem.

Lavanderias (roupa, sofá, cortinas) podem funcionar sem aglomeração, ou seja, no sistema “meia porta”. Feiras livres estão liberadas, entretanto, devem seguir as recomendações do Ministério da Saúde e todos devem utilizar máscaras e realizar higienização total. O mesmo serve para o comércio de pescados.

Cabelereiros, manicures e salões de estéticas poderão atender um cliente por vez, com agendamento prévio. Entre um cliente e outro, permanece as mesmas recomendações de higiene, limpeza e assepsia total do local. Vale lembrar caso haja mais de um profissional no local, os profissionais devem realizar um planejamento para atendimento em turnos diferenciados.

No ambiente, deve haver apenas um profissional e um cliente. Todos os profissionais precisam usar máscara.

Lojas de roupas podem fazer entregas; comércio online, por telefone e delivery estão liberados. Óticas estão liberadas para consertar óculos, neste caso, apenas este serviço está liberado.

Clínicas médicas e odontológicas continuam funcionando normalmente, desde que sigam todas as recomendações do Ministério da Saúde.