Caraguatatuba Cidades

Covid: Prefeitos aguardam coletiva de Doria para confirmar ou não novas flexibilizações

Tamoios News
Prefeitos querem avançar para a fase Amarela do Plano São Paulo

O Governador João Doria apresenta nesta sexta-feira (31), às 12h45, no Palácio dos Bandeirantes, informações sobre o combate ao coronavírus (COVID-19). A expectativa dos prefeitos do Litoral Norte é que Doria autorize a região a avançar da fase 2 Laranja para a fase 3-Amarela do Plano São Paulo, o que permitiria a retomada de novas atividades econômicas.

O Litoral Norte registra 3.255 casos e 100 mortes pelo novo coronavírus. São Sebastião é a cidade com maior número de casos, 987. Caraguatatuba é a cidade com maior número de mortes, 53. Mais de 2 mil pessoas já se recuperaram da doença na região.

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, tem declarado que a sua cidade poderia estar na fase Amarela devido  a estrutura de saúde montada e a baixa ocupação dos leitos para pacientes covid-19.

Segundo ele, nesta sexta-feira, a taxa de ocupação de leitos é de 39% de UTI e de 45%  de enfermaria. Essa taxa é um dos itens avaliados pelo estado para que o município possa avançar de fase. Na próxima segunda-feira(3), o a, às 10 horas no Teatro Municipal, para informar todos os números referentes a Covid no município. Na última terça(28), a Câmara aprovou a criação de uma comissão para acompanhar os gastos e as ações desenvolvidas pela prefeitura.

O prefeito de Ubatuba, Delcio Sato, também aguarda com muita expectativa a coletiva de Doria nesta sexta. Segundo ele, sua cidade também mantém uma boa estrutura de saúde e números da covid que permitiriam o avanço para a fase 2-Amarela. Sato entende que os municípios do Litoral Norte registram números bem melhores da covid que as registradas nas cidades da região do Vale do Paraíba ao qual o Litoral Norte está vinculada.

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, tem afirmado que seu município já estaria na fase Verde do Plano São Paulo, apesar da cidade registrar o maior número de casos na região. O prefeito alega que apesar do crescimento no número de casos a prefeitura oferece uma estrutura de saúde que possibilita uma retomada segura das atividades.

Entramos em contato com a assessoria do secretário de Desenvolvimento Regional, Marco vinholi, que tem sido o porta voz dos prefeitos da região junto ao comitê de contingenciamento da covid no estado, mas até o fechamento da matéria não obtivemos retorno. Vinholi tem afirmado que o Litoral Norte deve ser mantido na fase 2-Laranja.