Cidades Ubatuba

Covid: Prefeitos se reúnem com representantes do Estado para cobrar mudança de fase

Tamoios News
Prefeitos querem avançar para a fase Amarela do Plano São Paulo

Uma comissão de prefeitos do Vale do Paraíba e Litoral Norte se reúne às 10 horas, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, na capital, para discutir uma possível mudança de fase do Plano São Paulo, nas cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

 

O Governador João Doria anunciou ontem, segunda-feira (27) novos critérios para o Plano São Paulo de retomada econômica e enfrentamento ao coronavírus. Agora, para uma região avançar da fase amarela à verde, o percentual de ocupação de leitos poderá variar entre 75% e 70%, além de permanecer por 28 dias consecutivos na etapa intermediária. As regras começam a valer a partir da próxima sexta (31).

 

A recalibragem visa garantir mais estabilidade no ajuste de fases, sobretudo na transição da amarela para a verde. Com as novas margens de capacidade hospitalar e de evolução da pandemia, as regiões ficam menos sujeitas a alterações de fase no Plano São Paulo sem uma mudança relevante nesses indicadores.

 

Dentre os critérios anunciados, está a alteração do índice de ocupação de leitos de UTI, que atualmente precisa estar abaixo de 60%, para até 75%. A medida permite que os municípios liberem leitos de UTI reservados a pacientes graves com coronavírus para outras especialidades médicas que tiveram o atendimento adiado ao longo da pandemia.

 

Litoral Norte

 

Os prefeitos Delcio Sato, de Ubatuba e Felipe Augusto, de São Sebastião, participam do encontro. Do Vale do Paraíba, devem participar os prefeitos das cidades de Jacareí São José, Taubaté e Paraibuna.

 

Segundo Sato, que já se encontra na capital, a reunião deverá ser feita com os secretários Marco Vinholi e Patrícia Ellen, do Desenvolvimento Regional e  Desenvolvimento Econômico, respectivamente.

 

As cidades do Litoral Norte estão classificadas na fase 2-Laranja e acreditam que a partir de sexta(31) podem ser enquadradas na fase 3- Amarela, o que permitiria uma maior flexibilização das atividades econômicas.

 

Sato participou na segunda(27), da reunião promovida pelo Codivap na sede da prefeitura de São José dos Campos, quando os prefeitos da região decidiram questionar o Estado por ter mantido as cidades na fase 2-Laranja. A pressão dos prefeitos, acabou fazendo com que o Estado alterasse o Plano São Paulo.  As cidades querem passar p ara a fase 3-Amarela.

 

“Estamos aqui(na capital), justamente para tratar disso”, disse Sato. O prefeito de Ubatuba disse que vai aguardar a reunião para saber como irá ficar a classificação de seu município. No Litoral Norte, apesar de classificados na fase 2-Laranja, as prefeituras já liberaram o funcionamento de hotéis, restaurantes, bares e quiosques, com restrições