Cidades São Sebastião

Covid: Prefeituras ampliam fiscalização no fim de semana

Tamoios News

As prefeituras de Caraguatatuba e São Sebastião prometem intensificar a fiscalização neste fim de semana. A expectativa é que um grande numero de turistas procurem as praias da região, principalmente, devido ao feriado em São José dos Campos, na segunda-feira(27). As ações ocorrerão nos comércios, bairros e praias com o objetivo de evitar aglomerações e a propagação do novo coronavírus.

Caraguatatuba conseguiu apoio do estado para reforçar a fiscalização e criou até uma força-tarefa para ações no fim de semana. Um dos principais trabalhos será impedir a realização de festas e baile funks, os tradicionais “rolezinhos” que vem ocorrendo nas praias centrais e gerado muitas reclamações.

A equipe da Defesa Civil estará com carro de som nas praias e ruas pedindo que as pessoas fiquem em suas residências. Não existe proibição de ir a praia e nem multa para os banhistas, apenas um trabalho de conscientização.

Rolezinho

Esta ação envolve representantes da Promotoria de Justiça, Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das Secretarias de Fazenda, Urbanismo, Saúde; Desenvolvimento Social e Cidadania; e Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão; além dos Conselhos Tutelar e Municipal dos Direitos das Crianças e do Adolescente (CMDCA), e Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, com Polícia Civil e Militar. Tem ainda como foco combater o uso de entorpecentes, consumo de bebidas alcoólicas e prática de outros atos infracionais por crianças e adolescentes.

Os fiscais da prefeitura também vão vistoriar bares, restaurantes, quiosques e comércios em geral para o cumprimento dos horários de funcionamento, bem como o cumprimento dos protocolos de segurança.

Em São Sebastião, a fiscalização será coordenada pela Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR) e será feita pela  Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), Secretaria de Saúde (SESAU), e Divisão de Fiscalização de Posturas, vinculada à Secretaria da Fazenda (SEFAZ).

Os fiscais deverão percorrer comércios e praias das costa norte, centro e sul. Segundo a prefeitura, o uso de máscaras e álcool em gel são obrigatórios, e qualquer tipo de aglomeração não é permitida. Os fiscais vão orienta turistas, veranistas, banhistas, ambulantes e moradores sobre a proibição a obrigatoriedade do uso de máscaras, manter o distanciamento social e evitar a presença de animais nas praias.

A fiscalização teve início ontem, sexta, nas praias de Boiçucanga, Barra do Sahy, Baleia, Arrastão, Toque-Toque-Pequeno, Paúba e a trilha Paúba – Maresias. No fim de semana, as ações ocorrem das 8h às 17h e das 19h às 1h. Os fiscais atuam em regime de plantão para coibir serviços de estacionamento, além da realização de festas e eventos. Denúncias podem ser feitas pelos números 153 do Centro de Operações Integradas (COI), ou 190 da Polícia Militar.

Em Ilhabela, a prefeitura fará uma “fiscalização consciente”, distribuindo folhetos aos turistas e moradores orientando sobre os protocolos da covid-19, como o uso de máscaras e cumprimento do distanciamento social. Em Ubatuba, a fiscalização será a mesma de rotina, nos comércios e praias.