Caraguatatuba Cidades

Covid: Presos do CDP vão se comunicar com familiares através de e-mail

Tamoios News
Foto: SAP/Divulgação

Como as visitas aos presídios estão proibidas desde o dia 20 de março devido a pandemia do novo coronavírus, os reeducandos do CDP de Caraguatatuba poderão se comunicar com seus familiares através de e-mail.  O CDP de Caraguatatuba com capacidade para 847 detentos abriga atualmente 1.314. Segundo informações, nenhum caso de covid-19 teria sido registrado no local.

Por conta da pandemia, a Secretaria da Administração Penitenciária criou o programa Conexão Familiar, projeto que permite ao visitante mandar uma mensagem de até 2 mil caracteres diretamente para a pessoa privada de liberdade e, num prazo de até cinco dias, obter o retorno por e-mail.

Desta forma, familiares devidamente cadastrados no rol de visitas dos presídios do estado de São Paulo ganharam uma nova ferramenta para se comunicar com seus parentes.

Segundo a secretaria da Administração Penitenciária, só terá direito a mandar mensagem o familiar e/ou amigo/a que está cadastrado/a no rol de visitantes do reeducando, em situação regular. Para que os funcionários responsáveis pelo trâmite possam dar conta das demandas, serão aceitas somente até duas mensagens semanais por pessoa presa.

As respostas dos reeducandos deverão ser escritas no verso do impresso, escaneadas e enviadas para o e-mail indicado no formulário. Quando o reeducando não tiver interesse em retornar a mensagem do familiar, este deverá ser informado que não houve resposta.

No formulário, disponível em http://www.sap.sp.gov.br/conexao-familiar.html, a pessoa deve se identificar com nome e RG, com as mesmas informações constantes no rol de visitas. Também são obrigatórios o nome completo do custodiado, número de matrícula, nome da unidade prisional onde o reeducando está custodiado e o e-mail para onde deverá ser enviada a resposta.