Cidades Litoral Norte

Defesa Civil continua trabalhando na prevenção das áreas de risco

Tamoios News

Defesa Civil monitora com atenção grande volume de chuvas em Caraguá e Ubatuba 

 

A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu hoje (8), um comunicado do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) recomendando ao município entrar em estado de observação tendo em vista o grande volume de chuva dos últimos dias.

Os acumulados de precipitação são de até 79mm em 48 horas na cidade. A previsão meteorológica indica, conforme o Cemaden, continuidade das chuvas para as próximas horas, podendo ocorrer em forma de pancadas. Nessas condições, o cenário de risco de movimento de massa (escorregamento de terras) pode se agravar.

A Defesa Civil já acionou todas as secretarias relacionadas para que deixem sobreavisadas as equipes de apoio.

Ubatuba – A Defesa Civil de Ubatuba continua em estado de atenção devido aos altos índices pluviométricos em todo o município. O índice é calculado pela quantidade acumulada em 72 horas, indicadas por 22 pluviômetros automáticos, cedidos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), além dos nove semi-automáticos espalhados pela cidade.

De acordo com o Coordenador da defesa Civil de Ubatuba, Guaraçay dos Santos, o monitoramento e as ações de prevenção da Defesa Civil são ainda mais intensificados de dezembro a março, período de chuvas na região Sudeste. Essa é uma operação  acontece em todo o Estado, e que integra o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) – uma iniciativa da Casa Civil que tem o objetivo de preservar vidas e reduzir danos humanos, materiais e ambientais, principalmente nesse período.

Para enriquecer ainda mais os dados, estatísticas e diagnóstico da situação de Ubatuba, a Defesa Civil, em parceria com a Polícia Militar, promoveu um a vistoria aérea sobrevoando várias regiões do município.

“É muito importante termos apoio para realizar ações como essa. Com o sobrevoo é muito mais fácil verificar as condições, inclusive de incidência de desmatamento”, comentou Santos.

Ele ainda lembrou a importância da colaboração da população, principalmente quanto a atitudes que colaborem com a limpeza da cidade como, por exemplo, não jogar lixo nas ruas- o que acaba entupindo bueiros e dificultando ainda mais o escoamento da água da chuva.

“A previsão do tempo indica chuvas contínuas nos próximos dias e estamos operando em estado de atenção –  que ainda não chega a ser alerta. Existem áreas de alagamento em diversos pontos da cidade devido a maré estar cheia, o que dificulta o escoamento das águas dos rios para o mar”, explicou Santos.

O índice pluviométrico limite do município de Ubatuba é de 100 mm em 72 horas. Caso esse numérico seja ultrapassado, a Defesa Civil passa a operar em estado de alerta devido a grande probabilidade de corrimentos de taludes (deslizamento de encostas/ possibilidade de desmoronamento).

Confira as regiões e os índices atualizados na manhã desta segunda-feira (08):
Poruba – 86 mm;
Almada – 84 mm;
Figueira – 71 mm;
Ipiranguinha – 72 mm;
Parque dos Ministérios – 72 mm;
Centro – 76 mm;
Itamambuca – 82 mm.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.