Cidades Litoral Norte

Dersa alerta que travessia poderá ser interrompida por causa dos ventos previstos na região

Tamoios News

A Dersa informa que de acordo com alerta emitido pela Marinha do Brasil, estão previstos fortes ventos e mar agitado no litoral paulista a partir de hoje. Estes fatores poderão causar lentidão na operação das Travessias Litorâneas, com possibilidade de paralisações, caso a velocidade dos ventos ultrapasse o limite de segurança. A DERSA orienta que os usuários programem a viagem antecipadamente e acompanhem as informações pelos seguintes canais: site www.dersa.sp.gov.br; Twitter @travessiasdersa, telefone 0800 7733 711 e aplicativo Travessias, disponível gratuitamente pelo Google Play.

Marinha

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), informa que a formação de um sistema frontal nas proximidades do litoral da região Sul do Brasil poderá provocar ventos com direção inicial de Nordeste a Noroeste e que poderão mudar para a direção de Oeste a Sudoeste, com intensidade até 74 km/h (40 nós), no litoral dos estados do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina entre o dia 25 pela madrugada e o dia 26 pela manhã.

Esse mesmo sistema frontal deverá se deslocar na direção Nordeste, podendo provocar ventos de direção Sudoeste a Sudeste com intensidade até 74 km/h (40 nós) no trecho do litoral entre os estados de Santa Catarina e São Paulo entre o dia 25 à noite e o dia 26 à tarde. A passagem do sistema frontal citado acima poderá ainda gerar condições favoráveis à ocorrência de ressaca, com ondas de até 2,5 metros de altura entre o litoral de Torres (RS) e o Cabo de Santa Marta (SC) entre a madrugada e manhã do dia 26.

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico https:// www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo. Adicionalmente, as informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook, no link: https://www.facebook.com/servicometeorologicomb/, e por meio do aplicativo “Boletim ao Mar”, disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para iOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR). Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio.