Caraguatatuba Cidades

Detentos e funcionários do CDP de Caraguatatuba foram incluídos na campanha de vacinação contra a gripe

Tamoios News
Foto: SAP/Divulgação

SAP vacina mais de 13 mil pessoas contra gripe no Vale do Paraíba e Litoral Norte

Desde meados de abril, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) reforça as medidas de prevenção à influenza durante a Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe (H1N1). Somente no Vale do Paraíba e Litoral Norte, 12.959 pessoas foram vacinadas nos presídios de Caraguatatuba, de Potim, de São José dos Campos, de Taubaté e de Tremembé.

Além desse número, 112 funcionários da sede da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali), em Taubaté, também foram imunizados, somando 13.071 vacinações na região.

A campanha acontece em parceria com órgãos públicos de saúde das cidades onde estão localizados os estabelecimentos penais. Os funcionários da SAP tiveram a opção de receber o medicamento diretamente em postos de saúde locais.

A ação visa preservar a saúde de servidores e de reeducandos e, também, evita que os hospitais recebam novos pacientes em meio a pandemia da COVID-19. A vacina não tem efeito contra o novo coronavírus, que ainda não possui medicamento com eficiência comprovada, mas protege de enfermidades com sintomas que poderiam confundir a população.

As vacinas são aplicadas pelas equipes de enfermagem dos presídios, com apoio das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas), e a dose aplicada garante imunização de servidores e de internos contra a H1N1, a H3N2 e a Influenza B.

“Os sinais e sintomas da COVID-19 podem ser confundidos com uma série de outras doenças comuns, principalmente no período do outono e inverno, que marca a sazonalidade do vírus influenza e do Vírus Sincicial Respiratório (VSR)”, explica Vilma Maria da Cunha Leite, diretora de Saúde da Corevali.

A imunização nas unidades prisionais de São Paulo foi concluída no final de maio. No Vale do Paraíba e Litoral Norte, 89,85% da população carcerária foi imunizada.