Cidades Notícias

Dose de reforço da vacina contra Covid-19 para maiores de 18 anos se encontra disponível em todas unidades de saúde no Litoral Norte

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O  governo estadual autorizou toda a população com 18 anos ou mais de idade a tomar a dose adicional ou dose de reforço da vacina contra a Covid-19, desde que a segunda dose ou a dose única tenha sido tomada há cinco meses ou mais, independente do imunizante aplicado. A dose de reforço da vacina está disponível em todas as unidades de saúde em dias específicos de vacinação contra a Covid-19, nas cidades do Litoral Norte. A Secretaria de Estado da Saúde recomenda a aplicação de doses adicionais na população, podendo-se utilizar o imunizante disponível.

Caraguatatuba

A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população verificar a data de aplicação da segunda dose. Ela pode ser encontrada no cartão de vacinação Covid-19 físico e online (Conecte Sus ou aplicativo do Poupatempo). Para pessoas com imunossupressão, o intervalo continua o mesmo. Todas elas devem receber a dose adicional com pelo menos 28 dias após a última dose do esquema vacinal. Não é necessário fazer agendamento para ser vacinado com a dose adicional. Porém, a pessoa deve apresentar o cartão de vacinação Covid-19. A primeira dose continua sendo aplicada para as pessoas com mais de 12 anos por meio do ‘Vacina Caragua’. Para se vacinar é muito importante que a pessoa esteja devidamente agendada pelo aplicativo ‘Caraguatatuba 156’. Não serão feitas vacinas de primeira dose sem o agendamento do aplicativo. A segunda dose está sendo aplicada em todo e qualquer indivíduo que precise completar o esquema vacinal. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 16.244 pessoas ainda precisam receber o imunizante. A pasta ressalta que os intervalos da segunda dose (Pfizer, Astrezeneca e Coronavac) continuam os mesmos:

  • Pfizer: para adultos com mais de 18 anos o intervalo é de 21 dias (três semanas). Menores de 18 anos recebem a segunda dose com 56 dias (oito semanas);
  • CoronaVac: 21 dias;
  • Astrezeneca: 56 dias (oito semanas).

 Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela anunciou nesta quinta-feira (18) que toda a população adulta com mais de 18 anos poderá se vacinar com a dose adicional de Covid-19. A nova orientação do Plano Estadual de Imunização (PEI) segue a diretriz do Programa Nacional de Imunização (PNI) e vale para todas as pessoas que tomaram a segunda doses há pelo menos cinco meses. As pessoas que fizerem parte destes grupos devem ir até a UBS mais próxima de sua casa, das 8h às 16h30, acompanhado da carteira de vacinação em mãos e documento oficial com foto. Cada cidadão que já recebeu a segunda dose poderá conferir sua carteirinha para verificar a nova previsão de retorno ao posto. Além da 3ª dose, Ilhabela antecipou para 56 dias aplicação da segunda dose da vacina da AstraZeneca e 21 dias das vacinas da Pfizer e Coronavac.

Ubatuba

A dose de reforço vacina está disponível nas unidades de saúde em dias específicos de vacinação contra a Covid-19. Os horários de cada unidade podem ser conferidos na página internet da Prefeitura de Ubatuba. As equipes de saúde também continuarão a vacinar no Calçadão do Centro da cidade durante esta quinta-feira, 18, das 9h às 16h. É necessário apresentar documento com foto e carteira de vacinação contra a Covid-19 mostrando que tomou a segunda dose há cinco meses ou mais. Já na sexta-feira, 19, no horário das 19h às 22h, acontecerá mais uma edição do “Sextou com Vacina”, no posto de saúde do Ipiranguinha, na rua Assembléia, 114. Poderão se vacinar todas as pessoas acima de 12 anos em primeira ou segunda dose. Os menores de idade devem vir acompanhado de seu responsável legal. Também será possível vacinar com dose adicional ou de reforço as pessoas que receberam a segunda dose ou a dose única há cinco meses ou mais. É preciso apresentar os mesmos documentos: documento com foto e carteira de vacinação contra a Covid-19. A Secretaria de Saúde lembra que pessoas que tomaram a primeira dose da vacina Pfizer devem tomar a segunda dose 21 dias depois. Já quem tomou a Astrazeneca deve receber a segunda dose 56 dias depois da primeira e, no caso da Coronavac, 28 dias depois.