Cidades Eleições 2020

Eleitores do Litoral Norte registram sujeira de propaganda política em ruas das cidades

Tamoios News

Pela legislação eleitoral, no dia da votação é proibido divulgar qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de candidatos. O derrame de santinhos e outros impressos nas seções eleitorais ou nas vias próximas, ainda que realizado na véspera da eleição, também é proibido. Porém, essa continua sendo uma prática comum nos municípios. Neste domingo (15). em São Sebastião e Ubatuba, eleitores fotografaram impressos de diferentes candidatos jogados no chão. 

Santinhos jogados no chão em São Sebastião, 15/11/2020.

“Espero que essas pessoas que fazem isso na rua não se elejam”, disse um jovem morador de Ilhabela em um vídeo publicado nas redes sociais no sábado (14), véspera da eleição. Na gravação, feita antes das onze da noite de ontem, ele exibe indignado a sujeira em uma rua do município próxima a uma seção eleitoral. O rapaz recolheu o lixo e lamentou a atitude desrespeitosa com a natureza. “Não é atitude de alguém que vai governar a nossa cidade”, opinou.

Santinhos jogados no chão em Ubatuba, 15/11/2020.

Um morador de Caraguatatuba também registrou a sujeira no município. Veja o vídeo:

Outras condutas proibidas

Também não são permitidas, até o término do horário de votação, aglomerações de pessoas portando vestuário padronizado ou instrumentos de propaganda; caracterização de manifestação coletiva e/ou ruidosa; além de abordagem, aliciamento, utilização de métodos de persuasão ou convencimento; e distribuição de camisetas. Tais manifestações são proibidas com ou sem uso de veículos.

Constam ainda da lista de proibições no dia da votação o uso de alto-falantes, amplificadores de som; a realização de comícios, carreatas e o uso de qualquer veículo com jingles; a arregimentação de eleitores ou a propaganda de boca de urna; e a publicação de novos conteúdos ou o impulsionamento de conteúdo na internet, podendo ser mantidos em funcionamento as aplicações e os conteúdos publicados anteriormente.

Texto: Tamoios News, com informações da Agência Brasil