Cidades Ilhabela

Em Ilhabela, maioria dos infectados tem entre 20 a 29 anos

Tamoios News

 O bairro da barra Velha lidera o número de casos de covid-19 na Ilha

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, começou a divulgar um boletim mais completo com os casos do coronavírus (COVID-19) no município, com registros de casos constatados entre os meses de março e junho nos moradores do arquipélago. A Ilha registra 174 casos e duas mortes pela doença.

O boletim mostra, por exemplo, que a Barra Velha é o bairro com maior número de casos de covid-19 na Ilha. Outro dado que chama a atenção é que a maior parte dos infectados na Ilha está na faixa etária entre 20 e 29 anos.

O boletim, também, mostra a evolução dos casos na Ilha. Desde o início isolamento social no primeiro semestre de 2020, no município no mês março foram confirmados 3 casos, em abril foram 7, em maio 56 e 162 em junho até o dia 25 de junho. Os casos, tiveram um solto de 3 para 162 confirmados em quatro meses. Segundo pesquisas realizadas no arquipélago, o total de casos confirmados por sexo está delimitado por 41,9% sendo masculino com 68 homens infectados, e 58,02% feminino com 94 mulheres infectadas.

Bairros

A quantidade de casos separados por bairros traz o bairro da Barra Velha com o maior número de infectados com 48 confirmados, Alto da Barra (21), Reino (15), Bexiga (13), Itaquanduba (11), Perequê (11), Água Branca (8), Costa Bela (7), Vila (7), Santa Tereza (5), Praia do Pinto (4), Itaguaçu (2), Cocaia (1), Curral (1), Green Park (1), Outro Município (1), Piúva (1), Ponta Azeda (1), Saco do Indaiá (1), São Pedro (1), Siriúba (1) e Veloso (1).

Faixa etária

Os casos que já foram atestados quando separados por faixa etária, mostram que as pessoas que estão entre 20 e 29 anos são os maiores números de infectados no momento, apresentando 35 casos confirmados. As faixas etárias listradas trazem menores de 1 ano com 3 confirmados, crianças com 01 a 09 anos com 17 confirmados, de 10 a 19 anos com 13 confirmados. A Partir dos 20 a 29 anos com 35 confirmados, de 30 a 39 anos com 31 confirmados, de 40 a 49 anos com 26 confirmados.

E pessoas que fazem parte da terceira idade que é de 50 a 59 anos tem 18 confirmados, as de 60 a 69 anos com 13 confirmados, de 70 a 79 anos com 2 confirmados e 80 anos ou mais com 4 confirmados. Os recuperados contam 95, acompanhamento domiciliar 65 e óbitos confirmados 2.

Portanto, é de fundamental importância que todos adotem as medidas prevenção e consequentemente reduzir a transmissão.

Dentre elas:

o    A higienização frequente das mãos: com água e sabão ou álcool gel 70%, principalmente após tossir ou espirrar; após ir ao banheiro; antes e depois de comer; após tocar em superfícies potencialmente contaminadas (como corrimão, mesa, em ônibus);

o    Ao tossir e espirrar: cobrir a boca e o nariz com os braços (região do cotovelo) ou com lenço de papel descartável, não utilizar as mãos; se usar lenço, descartar em seguida; higienizar as mãos após;

o    Evite contato próximo com pessoas com febre ou tosse;

o    Mantenha os ambientes ventilados e arejados;

o    Procure ficar ao máximo em seu domicílio, evitando locais públicos e grandes aglomerações; pacientes que retornaram recentemente de áreas com transmissão local devem seguir as mesmas orientações;

o    O uso de máscaras de proteção de tecido como determina o Decreto Municipal nº 8.071/2020;

Caso você apresente algum sintoma como febre, tosse, coriza, dor de garganta pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima do seu domicílio. Na chegada, logo solicite a recepcionista uma máscara e siga as instruções que serão dadas. Dê preferência ao atendimento nas UBS’s de Ilhabela, onde as equipes estão preparadas para acolher e atender adequadamente os casos suspeitos do COVID-19.

Não há motivo para pânico! Procure seguir as recomendações fornecidas!

Para mais informações acesse: https://www.ilhabela.sp.gov.br/boletimsaude/