Cidades São Sebastião

Espaço Cultural Circo Navegador segue com a programação online

Tamoios News

O Espaço Cultural Circo Navegador segue com a programação ONLINE apoiada pelo PROAC Programa de Ação Cultural

Nesse sábado 11/07 às 17h será realizada a Oficina de Mímica com o artista argentino Alejo Linares, que é integrante do Circo Navegador e atua em diversos espetáculos do grupo. As inscrições estão disponíveis até o dia 09/07 pelo site www.circonavegador.com.br. A aula será transmitida ao vivo pelo YouTube e Facebook e é parte da programação ONLINE do Espaço Cultural Circo Navegador que conta com o apoio do PROAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

A Oficina de Mímica tem a função de aprimoramento artístico. Nesse momento essa é uma iniciativa de grande importância, visto que os artistas estão impossibilitados de realizar ensaios e apresentações e podem usar esse período para o aprimoramento técnico das suas habilidades que num futuro próximo serão empregadas nas suas obras artísticas.

A aula também pode interessar muito ao público em geral, que a partir de um estímulo como esse pode ampliar a sua percepção sobre o teatro, a gestualidade e a sobre a contribuição da produção estética para a vida dos participantes.

Essa vivência artística é parte da pesquisa de Alejo Linares intitulada “Autoexpressão para Artistas” que têm diversas abordagens, entre elas, a Mímica, utilizando as narrativas corporais, tanto na cena, como no campo do estudo expressivo do corpo do ator, ao mesmo tempo que visa o despertar para um estado diferenciado de criatividade, para adentrar profundamente no significado de “Ser Artista”. Além da técnica a oficina tem a intenção de motivar e inspirar os artistas não só da cena, mais de todo aquele que entenda ou queira perceber que a vida pode ser a “Arte de Viver”.

O professor Alejo Linares foi aluno da escola Argentina de mímica do Mestre da Mímica Angel Elizondo, que nasceu na província de Salta, na Argentina, e entre os anos 1957 e 1964 morou em Paris na França e estudou mímica com Etienne Decroux (desenvolvedor e criador da mímica contemporânea) realiza também trabalhos com Jacques Lecoq, um dos referenciados mestres do teatro do século XX, e atua durante três anos na companhia de Maximilien Decroux, (filho do Etienne decroux) e em 1964 retorna a Buenos Aires e funda a Escuela Argentina de Mímica, Pantomima y expresión corporal, a primeira no seu género na Argentina.

A cultura em tempos de pandemia

Devido a prevenção do contágio por COVID-19 a programação está sendo realizada por meios digitais, mesmo a distância estamos mantendo a frequência e tentando aquecer as relações digitais. A cultura não vai parar, estamos fervendo nas redes, já que não podemos ter atividades presenciais. A programação ONLINE tem funcionado com suporte aos artistas que estão impossibilitados de realizar atividades públicas em tempos de pandemia.

Estamos nos esforçando para garantir ao público ações culturais da melhor qualidade, que tem se beneficiado das atividades artísticas até como forma de cura das angústias relativas as inseguranças geradas pela pandemia. “É uma oportunidade de expandir o acesso das atividades do espaço para além da região do Litoral Norte. Estamos em São Sebastião há 17 anos e temos um público local que apoia o projeto. Acredito que agora a programação poderá ser vista por pessoas de qualquer cidade e país” explica o diretor do espaço cultural Luciano Draetta.

O setor artístico e cultural foi o primeiro a interromper e provavelmente será um dos últimos a retornar totalmente suas atividades. Se você não vive sem arte e cultura como nós, ajude a manter o Espaço Cultural Circo Navegador fazendo contribuições entre R$ 10,00 e R$100,00 na campanha de financiamento coletivo https://apoia.se/circonavegador. Os apoiadores recebem recompensas exclusivas ONLINE e ingressos para as atividades presenciais quando retornarmos.

SERVIÇO

11/07 às 17h – Oficina de Mímica

Inscrições até 09/07 pelo formulário https://forms.gle/kM6jYTxF8uYptGCi9

Local: ON LINE no canal Circo Navegador no Youtube e na página Circo Navegador no Facebook