Caraguatatuba Cidades

Estado atende pedido de Aguilar Junior e amplia leitos UTI no Hospital Regional

Tamoios News

Nesta segunda-feira (08), o estado liberou mais seis leitos de UTI com respiradores e seis na Enfermaria Covid-19. Até semana passada, a unidade hospitalar operava com 14 leitos de UTI e 14 leitos da Enfermaria. Agora são 20 leitos de cada área liberados. O aumento no número de leitos UTIs e enfermaria no HR tinha sido feito pelo prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior.

O Hospital Regional tem capacidade para funcionar com 40 leitos. A unidade hospitalar vem servindo de retaguarda para todos os hospitais da região, entre eles, a Casa de Saúde Stella Maris. Já que neste momento, seu uso está restrito para atendimentos da Covid-19.

Na última sexta-feira(5), no Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN) nove pacientes estavam internados na UTI e um na Enfermaria.

Nesta segunda-feira (8), o boletim da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba registra 222 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). Desses, 144 pessoas já se recuperaram da doença. Outros 77 estão em investigação, aguardando resultado de exame. São 11 óbitos confirmados no município e um de Natividade da Serra.

“No âmbito municipal temos feito nosso trabalho e esperamos que o Estado também realize esse investimento em equipamentos de saúde, pois isso dá mais segurança para o sistema de saúde e para toda a população”, ressaltou Aguilar Junior.

Investimentos municipais

Desde o início da quarentena, a Prefeitura de Caraguatatuba criou um plano de contingência visando ampliar o atendimento no sistema de saúde do município. Para a 1ª fase, foram criados 7 novos leitos de UTI e 32 leitos de isolamento na Casa de Saúde Stella Maris, todos exclusivos para pacientes com suspeita da Covid-19.

Equipamentos instalados na UPA-Centro

Para 2ª fase, a Unidade de Pronto Atendimento – UPA Central, foi isolada para atendimento exclusivo de síndromes respiratórias, onde também foram implantados 12 leitos de UTI com respiradores e 80 leitos de isolamento para atendimento de pacientes com suspeita da Covid-19, já disponíveis para uso conforme necessidade. Além disso, também faz parte do plano a implantação de mais 20 leitos de isolamento exclusivos para Covid-19 na UPA Sul.