Cidades São Sebastião

Homem é multado em R$ 6 mil ao ser flagrado retirando orquídeas do Parque Estadual da Serra do Mar

Tamoios News

Uma equipe da Polícia Militar Ambiental, em ação conjunta com a Fundação Florestal realizava uma trilha no interior do Parque Estadual da Serra do Mar na quinta-feira (15), em busca de caçadores e demais ilícitos penais, quando na trilha da Cachoeira do Jaraguá, na cidade de São Sebastião, flagraram um homem retirando plantas nativas da Mata Atlântica. Durante a fiscalização, foi localizado em posse do infrator, que já respondeu por outros crimes ambientais, 10 Orquídeas Amor Perfeito (Miltonia Flavescens). Ele informou que as retirou para ornamentar a sua propriedade.

As Orquídeas compõe o grupo das plantas mais cultivadas no planeta, o que faz com que sua retirada de seu habitat natural aconteça de forma descontrolada. O indivíduo flagrado explorando floresta nativa da Mata Atlântica, foi autuado em R$6.000,00 reais, por infringir o Artigo 53º da Resolução SMA Nº48/14 e responderá criminalmente pela sua ação.

As plantas apreendidas na ocorrência foram recolocadas em área desabitada da Serra do Mar, seguindo orientações do Gestor da Unidade de Conservação, Senhor Leo Ramos Malagili.

É de grande importância preservamos a fauna e flora do bioma atlântico e qualquer denúncia pode ser feita através do telefone (12) 3886-2200 da Polícia Militar Ambiental.